A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Adeus Anthem: servidores vão encerrar a 12 de janeiro de 2026

Anthem servidores encerrados
Crédito da imagem: Bioware / EA Games

A BioWare anunciou oficialmente que irá encerrar os servidores de Anthem a 12 de janeiro de 2026, marcando o fim definitivo do jogo de ação online lançado em 2019. Até essa data, os jogadores ainda poderão aceder ao título, mas a partir de hoje já não é possível adquirir moeda premium na loja digital.

O jogo continuará disponível para download e poderá ser jogado normalmente durante os próximos seis meses. No entanto, devido à natureza exclusivamente online de Anthem, o título deixará de ser funcional após a data de encerramento dos servidores, não existindo qualquer modo offline.

A remoção de Anthem do serviço EA Play acontecerá a 15 de agosto de 2025.

Apesar do fim iminente, a BioWare garantiu que esta decisão não resultou em despedimentos na equipa do estúdio. A empresa agradeceu o apoio da comunidade ao longo dos anos e disponibilizou uma FAQ oficial com respostas detalhadas para os jogadores.

Anthem foi originalmente promovido como uma nova aposta ambiciosa da BioWare no género dos jogos como serviço (live-service), mas acabou por ter um percurso atribulado, com críticas à falta de conteúdo e problemas técnicos que limitaram o seu sucesso desde o lançamento. A promessa de uma grande reformulação — conhecida como Anthem Next — foi eventualmente cancelada em 2021.

O final de Anthem chega precisamente numa altura em que se está a discutir a preservação digital de jogos em casos como este: quando os servidores são desligados e o jogo deixa de ser funcional para todos aqueles que o compraram.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.