A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

AMD apresenta Ryzen AI 400 na CES 2026 e aposta forte nos PCs com IA

Ryzen AI 400
Crédito da imagem: AMD

A AMD aproveitou a CES 2026 para anunciar um reforço na sua estratégia em torno dos PCs com inteligência artificial, revelando oficialmente a nova geração Ryzen AI 400 Series. A empresa quer acelerar a transição do “PC com IA” de conceito emergente para realidade mainstream, com novos processadores focados em desempenho, eficiência e integração profunda com o ecossistema Windows Copilot+.

A nova família inclui os Ryzen AI 400 Series, os Ryzen AI PRO 400 Series para o segmento empresarial e ainda novas variantes Ryzen AI Max+, pensadas para portáteis ultrafinos, estações de trabalho compactas e sistemas de pequena dimensão com maiores exigências gráficas e de computação.

Até 60 TOPS de IA no PC

No centro dos novos Ryzen AI 400 está a combinação da arquitetura Zen 5 com a segunda geração das NPUs AMD XDNA 2. Segundo a AMD, estes processadores oferecem até 60 TOPS de desempenho em IA, ultrapassando com margem os requisitos definidos pela Microsoft para os Copilot+ PCs.

Além da componente dedicada à IA, os novos chips podem integrar até 12 núcleos de CPU e contam com gráficos integrados Radeon 800M, prometendo um equilíbrio entre desempenho, eficiência energética e autonomia prolongada — um dos pontos-chave nesta nova vaga de portáteis com IA local.

Ryzen AI PRO 400: foco nas empresas

Para o mercado profissional, a AMD apresentou os Ryzen AI PRO 400 Series, que mantêm as mesmas capacidades de aceleração de IA dos modelos de consumo, mas adicionam o conjunto AMD PRO Technologies. Isto traduz-se em maior segurança a vários níveis, ferramentas de gestão remota e garantias de estabilidade de plataforma a longo prazo, pensadas para frotas empresariais.

A AMD sublinha que esta abordagem permite às empresas adotarem PCs com IA sem comprometer os requisitos de IT, ao mesmo tempo que oferece aos utilizadores finais as mesmas funcionalidades inteligentes disponíveis no mercado de consumo.

Disponibilidade ao longo de 2026

De acordo com a AMD, os primeiros sistemas com Ryzen AI 400 Series e Ryzen AI PRO 400 Series chegam já no primeiro trimestre de 2026, através de fabricantes como Acer, ASUS, Dell, HP, GIGABYTE e Lenovo. Os desktops equipados com estes processadores estão previstos para Q2 de 2026.

A empresa afirma ainda estar a registar um crescimento significativo na adoção de Ryzen AI por parte dos OEMs, com mais modelos planeados ao longo do ano, abrangendo segmentos de consumo, empresarial e até gaming.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.