A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Arábia Saudita poderá controlar mais de 90% da Electronic Arts após compra

Compra da EA marca grande aposta financeira do PIF saudita
Crédito de imagem: Electronic Arts

Novos documentos divulgados esta semana revelam que a aquisição da Electronic Arts ficará maioritariamente nas mãos da Arábia Saudita, caso o negócio seja aprovado. A compra, anunciada em setembro, já tinha confirmado a existência de um grupo de investidores, mas não especificava a distribuição de poder entre as partes envolvidas. Agora, a dimensão do controlo saudita torna-se evidente.

Segundo a nova documentação, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) deterá cerca de 93,4% da empresa, deixando apenas pequenas participações para os parceiros do grupo. A Silver Lake ficará com 5,5%, enquanto a Affinity Partners terá apenas 1,1%. Com esta divisão, a maior parte do financiamento da operação, avaliada em 55 mil milhões de dólares, terá de ser assegurada pelo PIF, que poderá investir perto de 29 mil milhões para garantir a sua parte.

Este nível de controlo é pouco habitual em negócios deste tipo, onde fundos soberanos costumam assumir posições minoritárias e deixar a liderança a empresas de capital privado mais experientes na gestão de aquisições. A aposta surge num momento em que as finanças sauditas enfrentam uma pressão, devido a diversos megaprojetos em curso, como a cidade futurista Neom e a preparação para o Mundial de 2034.

A expansão da Arábia Saudita no setor dos videojogos tem sido apresentada como parte da estratégia de modernização do país, mas continua a suscitar críticas devido ao histórico de violações de direitos humanos.

(via The Wall Street Journal)

Foto de Rita Vieira - Autor na Geekinout
Autor

Rita Vieira

A Rita adora jogos de tiros competitivos como Rainbow Six Siege e Fortnite. Joga tanto que os comandos não lhe duram e precisa de comprar novos regularmente. Também dá uns toques em Minecraft ocasionalmente.