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Borderlands 4 – Todas as novidades reveladas no State of Play (revê aqui)

BOrderlands 4 State of Play
Crédito da imagem: Gearbox / Take-Two

Durante o mais recente State of Play, Randy Pitchford subiu virtualmente ao palco para apresentar aquele que descreve como o “melhor Borderlands de sempre”. O vídeo, com quase 20 minutos de jogabilidade capturada diretamente na PS5 Pro, revelou tudo o que os fãs queriam ver: novo planeta, novas mecânicas, novas personagens e um sistema de loot mais profundo do que nunca.

Este é o culminar de anos de trabalho e promete satisfazer tanto novatos como veteranos. A Gearbox quer mesmo que sintas que estás a jogar um Borderlands moderno — mais fluido, mais louco, mas também com mais intenção e estrutura.

Resumo completo das novidades de Borderlands 4

Lançamento e estrutura

  • Lançamento confirmado para 12 de setembro de 2025

  • Desenvolvido especificamente para a atual geração, com foco na PS5 Pro (versões confirmadas para PC e Xbox Series também)

  • Uma experiência desenhada tanto para quem chega agora como para quem segue a série há mais de uma década.

Novo planeta: Kairós

  • Kairós é o novo palco da ação — um planeta em colapso, governado pelo Senhor do Tempo com mão de ferro.

  • A sociedade é controlada por implantes cibernéticos ("Pinos"), mas tudo muda após um evento cataclísmico provocado pela lua Elpis, teleportada por Lilith no final de Borderlands 3.

  • O planeta está em ebulição, e é neste barril de pólvora que os novos Caça-Arcas entram em cena.

Personagens jogáveis e história

  • Dois novos Caça-Arcas foram apresentados:

    • Vex – uma espécie de feiticeira que manipula energia sobrenatural e invoca lacaios.

    • Rafa – ex-soldado com um exotraje que constrói armas como facas digitais.

  • Personagens conhecidos regressam: Zane, Moxxi, Claptrap e Amara.

  • O ECHO-4, um novo drone, acompanha o jogador, marca objetivos e ajuda a invadir sistemas.

Mundo aberto, sem barreiras

  • Kairós é dividido em quatro grandes zonas interligadas sem ecrãs de carregamento.

  • A exploração foi reformulada: agora com salto duplo, corrida, planar, escalada e gancho — tudo contribui para um sistema de movimento muito mais fluido.

  • Introdução de clima dinâmico, vida selvagem hostil e eventos emergentes por todo o mapa.

  • Atividades como Silos podem ser iniciadas no momento, sem necessidade de aceitar missões — recompensando com loot e fragmentos para desbloquear Arcas secretas.

Veículos e navegação

  • Digiturbo é o novo veículo pessoal: totalmente personalizável, rápido, armado e perfeito para atravessar Kairós a alta velocidade.

Combate mais dinâmico

  • O combate beneficia com o novo sistema de travessia e combate corpo a corpo.

  • Os encontros são mais verticais e frenéticos.

  • Eventos de mundo, chefes e patrulhas da Ordem aparecem constantemente.

Modo cooperativo modernizado

  • Cross-play total no lançamento (entre plataformas).

  • Dificuldade individual por jogador.

  • Loot instanciado — nada de roubos.

  • Viagem rápida entre jogadores e ecrã dividido local para dois jogadores.

Sistema de loot e armas renovado

  • Oito fabricantes, incluindo três novos (Ordem, Retalhador e Daedalus).

  • Novo sistema de licença de peças: armas agora podem misturar peças de diferentes fabricantes (ex: uma arma com carregador Torgue e escudo Hyperion).

  • Novo tipo de equipamento: Aprimoramentos, que substituem artefatos e adicionam buffs ligados a fabricantes específicos.

  • Reformulação completa nas probabilidades de drop: lendários voltam a ser raros e especiais, enquanto o loot comum tem mais variedade e potencial.

Progressão e personalização

  • Cada Caça-Arcas tem 3 Façanhas principais, com árvores de talentos distintas.

  • Introdução de implantes e apogeus que alteram o comportamento das habilidades.

  • Nova camada de customização permite alterar builds em tempo real.

  • As Características são passivos únicos por personagem — por exemplo, a Vex altera o tipo de dano ao mudar de arma.

Armamento pesado e granadas

  • Novo slot chamado Armamento: guarda lança-foguetes e granadas com cooldown, permitindo usá-los sempre que quiseres — não é preciso poupar para bosses.

Pós-jogo e rejogabilidade

  • Missões e bosses podem ser rejogados sem criar novos saves, através da Máquina de Grande Bis da Moxxi.

  • Ideal para quem quer repetir lutas, testar builds e maximizar loot.

Mais novidades em junho?

O vídeo fecha com a promessa de um grande evento de jogabilidade em junho, onde mais detalhes serão revelados — provavelmente com foco no endgame e em mais personagens jogáveis. Vamos ter de esperar para descobrir.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.