No cinema considero-me um camaleão. Sou capaz de desfrutar de clássicos do cinema, filmes mais velhos do que eu, reconhecer as suas qualidades e perceber por que razão se tornaram em marcos da sua época. Mas também sou capaz de vibrar com filmes de super-heróis, um fenómeno relativamente recente na sétima arte. Sou o primeiro a reconhecer que este tipo de filmes raramente têm a profundidade emocional de outros filmes mais sérios, mas caraças… quando estão bem feitos, podem ser extremamente divertidos. Deadpool & Wolverine é um desses casos.
Sobre Deadpool & Wolverine
Data de estreia: 24 de Julho
Géneros: acção / comédia
Realizador: Shawn Levy
Duração: 2h07m
Com a narrativa actual do MCU a permitir a existência de múltiplos universos e viagens entre eles, encaixar Deadpool & Wolverine no arranha-céus que se converteu o MCU não foi difícil. Apesar do universo da Marvel estar mais complicado do que nunca e do crescente número de personagens envolvidas não ajudar a simplificar, Deadpool & Wolverine consegue manter os pés na terra e usar o MCU a seu favor sem ficar emaranhado numa longa série perguntas e dúvidas. Na verdade, o filme acaba por usar mais o MCU para fazer piadas do que qualquer outra coisa.
A fórmula regressa aos mesmos ingredientes que caracterizaram os dois filmes anteriores: muita violência gratuita, constantes quebras da quarta parede, uma piada a cada minuto, e uma quantidade absurda de cameos. No meio disto tudo, sobrou pouco tempo para dar um pouco mais de substância à história e ao vilão principal. E tal como diz Deadpool numa cena, saquem da vossa meia de masturbação porque o fan service vem aí. E veio mesmo. Para aqueles que acompanharam fielmente o MCU ao longo dos anos e o universo paralelo criado pela FOX com os filmes X-Men, Deadpool & Wolverine vai ser uma enorme caixa de agradáveis surpresas.
Com sequências que por vezes parecem ser importadas de um Scary Movie, Deadpool & Wolverine é tanto um filme de comédia e sátira como um filme de acção. As coreografias de combate são brutais e a dinâmica entre Ryan Reynolds (Deadpool) e Hugh Jackman (Wolverine) resulta às mil maravilhas. Durante o filme soltei várias gargalhadas, porque era impossível conter-me. Outras pessoas que estavam na sala tinham frequentemente a mesma reacção. É um filme que vai deixar-te bem disposto. Falta-lhe, contudo, um pouco mais de drama palpável. O filme usa demasiado a capacidade de regeneração de Deadpool e Wolverine para fazer com sobrevivam a tudo e mais alguma coisa. Por isso, acabas por ficar desapegado ao que está a acontecer. É um filme para rir e ver sequências espectaculares. Nada mais.
Lê também:
Veredicto
Um pouco mais de seriedade não lhe fazia mal. Sim, é um filme de Deadpool e a comédia encaixa bem com a personagem, mas um pouco mais de exposição da história e drama palpável resultariam num filme mais equilibrado. Vale a pena o preço do bilhete? Sem dúvida. Deadpool & Wolverine é uma ode ao cinema de entretenimento, no sentido mais puro da palavra. No entanto, para desfrutar do filme a 100%, precisas de conhecer um enorme leque de filmes de super-heróis e personagens da Marvel lançados ao longo de mais de 20 anos.
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Filme Entrelaçados receberá versão live-action
- 12 de dezembro, 2024
Kraven: O Caçador tem cena pós créditos?
- 11 de dezembro, 2024
Kraven: O Caçador (crítica) - Será que a Sony finalmente acertou?
- 11 de dezembro, 2024
"A Looney Tunes Movie" já tem data de estreia; reveladas as primeiras imagens
- 11 de dezembro, 2024
0 Comentários
Efetua login para comentar