A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Estúdio de Oblivian Remastered e MGS Delta sofre grandes despedimentos

Oblivian Remastered
Crédito da imagem: Bethesda

The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered é um dos maiores sucessos de vendas de 2025 e Metal Gear Solid Delta: Snake Eater um dos mais aguardados, mas nem tudo está a correr bem nos bastidores para a produtora responsável, a Virtuous.

Segundo o jornalista francês Gauthier "Gautoz" Andres, da publicação Origami, a Virtuos vai despedir cerca de 7% da sua força laboral: o que equivale a aproximadamente 200 funcionários. Os despedimentos afetam os escritórios da produtora na China e França.

Ao que parece, a culpa destes cortes pode estar em The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered.

Andres explica que a equipa da Virtuos apostou numa política de “over-quality” (acima do nível de qualidade orçamentado) para o projeto, criando um remake visualmente impressionante, mas com custos que não foram compensados devido à ausência de royalties no contrato com a Bethesda. Ou seja: mesmo com o sucesso do jogo, a Virtuos não recebe bónus indexados às vendas, tornando o projeto pouco rentável para o estúdio.

Além de Oblivion Remastered, a Virtuos está envolvida noutros projetos de peso como Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, previsto para agosto, e o ainda não confirmado Fallout 3 Remastered. O estúdio também trabalhou recentemente na atualização 2.3 de Cyberpunk 2077, que traz novas missões e opções de personalização.

Os despedimentos na Virtuos juntam-se a uma tendência preocupante na indústria, com milhares de profissionais a perderem os seus empregos nos últimos meses. Só a Microsoft terá despedido mais de 9.000 pessoas este ano, levando ao cancelamento de projetos como Perfect Dark, Everwild e o novo MMO da equipa por detrás de The Elder Scrolls Online.

(via Videogamer)

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.