LEGO Horizon Adventures análise | Diversão descomprometida
- por Jorge Loureiro
- 13 de novembro, 2024
- 0
LEGO Horizon Adventures é um dos melhores cozy games de 2024. O que encontras neste título é pura diversão casual, humor de bom gosto e uma jogabilidade que, apesar de manter a simplicidade habitual dos jogos LEGO, não desrespeita a franquia na qual está baseada. Como já havia dito na antevisão, este jogo parece destino ao sucesso. Agora que joguei a versão final, posso confirmar que a minha previsão estava certa.
Aqueles que já jogaram Horizon Zero Dawn, no qual a história de LEGO Horizon Adventures está baseada, podem deixar de lado a ideia de que este é um jogo inferior, um mero cash-in da PlayStation que junta uma das suas propriedades mais populares ao formato LEGO. Nada disso, Horizon Adventures é um jogo que se destaca por mérito próprio. por fazer uma interpretação divertida e genial do jogo da Guerrilla Games.
A história, por exemplo, ainda que siga mais ou menos o guião de Horizon Zero Dawn, é dada de uma forma mais casual e divertida. A equipa conseguiu meter todas as piadas e mais algumas na narração e nos diálogos entre as personagens. Aproveito desde já para sublinhar que a dobragem para português europeu está brilhante. É uma das melhores dobragens para a nossa língua que já vi e que transmite em pleno o espírito divertido de Horizon Adventures.
Sobre LEGO Horizon Adventures
Plataformas: PC, PS5 e Nintendo Switch
Plataforma testada: PS5
Produtora: Studio Gobo / Guerrilla Games
Género: acção e aventura
Data de lançamento: 14 de Novembro de 2024
Preço: 69,99 euros
Na jogabilidade, Horizon Adventures preserva muito dos elementos de Zero Dawn. Aloy pode equipar vários tipos de arcos com efeitos elementais, embora neste jogo surjam como armas com limite de utilização, em que desaparecem depois de usares todas as vezes. Não obstante, o jogo é bastante generoso e estão sempre a aparecer outras armas com efeitos para equipar, bem como outros itens que ajudam a apimentar o combate. Com todos os efeitos envolvidos, às vezes os combates tornam-se caóticos e não fiques surpreendido se tiveres que andar à procura de bagas para recuperar a vida.
Embora alguns dos power-ups não tenham nada a ver com Horizon, como é caso de um carrinho de cachorros quentes explosivos, outros são directamente levantados do jogo da Guerilla Games. A mecânica de arrancar peças às máquinas também está aqui presente, embora num plano bidimensional. A peça onde vais acertar depende da tua posição relativa à máquina, ou seja, se estás à frente, de trás ou dos lados. Portanto, apesar de ser um jogo LEGO, muitos dos elementos que caracterizam a jogabilidade de Horizon foram recriados com sucesso nesta versão.
Há um aspecto em que a versão LEGO é até melhor do que Zero Dawn. Não jogas apenas com Aloy; podes escolher entre Erend, Varl e Teersa. Cada personagem pode ser evoluída ao longo de vários níveis, com upgrades para desbloquear, e têm uma jogabilidade própria. Outra vantagem de Horizon Adventures é que podes jogar em modo cooperativo com mais uma pessoa e partilhar a diversão. O ecrã nunca fica dividido; se o segundo jogador ficar para trás, vem de arrastão para o sítio do primeiro. É uma solução válida, que não limita o espaço de visão e te deixa apreciar o cenário.
Apreciar o cenário era algo que, inicialmente, não pensei que ia fazer neste jogo. Afinal, é um jogo LEGO… como é que este poderia ser tão diferente dos outros? Estava errado. Apesar de manter a obrigatória estética de blocos, este jogo é bonito. Os cenários transbordam de detalhes. A recriação dos elementos estéticos de Horizon em peças LEGO não podia estar melhor. A iluminação é realista e transforma o jogo quase num set físico que está à nossa frente.
Diferente de Horizon Zero Dawn, esta versão LEGO Adventures não é um jogo em mundo abertl. Os níveis são lineares. Existem alguns baús com peças LEGO para encontrar ao longo dos níveis, mas no geral, a exploração não compensa mais do que isso. As peças LEGO servem para desbloquear upgrades e comprar itens cosméticos, sejam novos fatos para as personagens, sejam edifícios e outros elementos decorativos para o HUB do jogo, a Mother's Vigil. A versão da vila do jogo é, como seria de esperar, muito diferente e mais lúdica. Existe até um espaço onde Sylens faz de DJ. Divertido e hilariante.
Podes decorar a área central do jogo com muitos elementos (crédito da imagem: PlayStation)
A quantidade de coisas para desbloquear é vasta, como noutros jogos da LEGO. Existe também um crossover com outras marcas da LEGO, como LEGO City, LEGO Ninjago e mais algumas. Podes comprar diversos fatos seja para Aloy ou para as restantes personagens jogáveis. Há também muitos elementos decorativos que podes escolher para personalizar a Mother's Vigil. Os desbloqueáveis fazem grande parte do apelo do jogo, sobretudo se quiseres extrair o máximo de longevidade do jogo.
A história de LEGO Horizon Adventures dura apenas umas 6 horas em linha recta. Há, contudo, mais coisas para fazer. Na Mother's Vigil há um painel com sidequests, que na verdade são desafios adicionais que podes completar enquanto jogas, como derrotar X número de inimigos com uma certa arma ou elemento. Fora isto, a meio do jogo desbloqueias caçadas a máquinas desafiantes, que são equiparáveis a bosses, visto que têm uma barra de vida enorme e não são derrotadas tão rapidamente como as máquinas comuns. Portanto, se quiseres desbloquear tudo, incluindo todos os coleccionáveis, a longevidade facilmente duplica.
Outro problema deste jogo é repete em demasia a estrutura dos níveis. Cada nível não é muito longo, dura no máximo uns 15 minutos. Mas a estrutura repete-se constantemente, pelo que apesar da diversão e surpreendente variedade da jogabilidade, pode tornar-se monótono se jogares mais do que uma hora seguida. Acho que este é um problema comum aos jogos LEGO e Horizon Adventures não escapa ao estigma.
Prós
Quatro personagens jogáveis, com jogabilidade única
História contada de uma forma casual e divertida
Jogabilidade que aproveita os elementos de Horizon
O humor dos diálogos e a dobragem em português
Muitas coisas para desbloquear
Modo cooperativo para 2 pessoas
Contras
Jogo curto para o valor de 69,99 euros
Estrutura de níveis repetitiva
Veredicto
LEGO Horizon Adventures é uma surpresa de 2024, com capacidade para divertir miúdos e graúdos. Combina com sucesso o rico universo de Horizon e a história de Zero Dawn com a fórmula dos jogos LEGO, para criar uma experiência que tem tanto de familiar como de novo. A história, mais fácil de entender para uma audiência mais jovem, é contada com humor e criatividade. A jogabilidade, embora simples, oferece desafios e variedade suficiente para manter os jogadores interessados até ao final. Este é, portanto, um jogo facilmente recomendável para fãs da saga Horizon como para quem nunca jogou os títulos da Guerrilla Games. É também um excelente título para jogar em família graças ao modo cooperativo.
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Sobre
Outros artigos
Sylens vai ter nova voz em Lego Horizon Adventures
- 22 de outubro, 2024
Preview: LEGO Horizon Adventures é surpreendente e adorável
- 21 de outubro, 2024
Data de LEGO Horizon Adventures revelada antecipadamente
- 27 de agosto, 2024
Sonic Frontiers e Forspoken nas novidades PS Plus Extra e Premium de Dezembro
- 13 de dezembro, 2024
0 Comentários
Efetua login para comentar