A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

NVIDIA investe 5 mil milhões na Intel e promete PCs com CPUs e GPUs RTX integradas

Nvidia Intel
Crédito da imagem: Nvidia / Intel

A NVIDIA e a Intel anunciaram hoje uma parceria histórica que promete mudar o rumo da computação, tanto em data centers como em PCs pessoais.

O acordo prevê o desenvolvimento conjunto de várias gerações de produtos personalizados, combinando a força das GPUs da NVIDIA com a tecnologia de CPUs x86 da Intel.

No segmento dos data centers, a Intel irá projetar e fabricar CPUs x86 personalizadas para a NVIDIA, que as integrará diretamente nas suas plataformas e infraestruturas de IA.

Já no mercado de computadores pessoais, a Intel vai produzir system-on-chips (SoCs) baseados em x86 que integram chiplets de GPUs NVIDIA RTX. Estes novos processadores híbridos prometem alimentar uma nova geração de PCs, juntando desempenho de topo em CPU e GPU num único chip.

A parceria é reforçada por um investimento massivo: a NVIDIA vai investir 5 mil milhões de dólares em ações da Intel, ao preço de 23,28 dólares por ação. O negócio está ainda sujeito a aprovação regulatória.

Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, afirmou que esta colaboração é um passo essencial:

A IA está a reinventar todas as camadas da computação. Esta colaboração junta o melhor da NVIDIA e da Intel para preparar a próxima era da tecnologia.”

Já Lip-Bu Tan, CEO da Intel, destacou a importância da arquitetura x86:

A nossa tecnologia e capacidade de fabrico complementam a liderança da NVIDIA em computação acelerada. Estamos entusiasmados para criar novas soluções que tragam avanços para toda a indústria.”

Os CEOs da NVIDIA e da Intel vão realizar uma conferência de imprensa online hoje às 18h00 (hora de Lisboa) onde devem ser reveladas mais informações.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.