A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Pokémon Champions vai substituir os jogos da Game Freak no Pokémon World Championships 2026

Pokémon Champions
Crédito da imagem: The Pokémon Company

A Pokémon Company anunciou uma mudança histórica no campeonato oficial: em 2026, o título usado no Pokémon World Championships deixará de ser os jogos principais da Game Freak e passará a ser Pokémon Champions, um novo jogo totalmente focado em batalhas competitivas.

Desde o início da competição, os torneios de VGC (Video Game Championships) sempre foram disputados nas versões principais da série. De Scarlet & Violet a Sword & Shield, passando por todas as gerações anteriores, os jogos da Game Freak sempre definiram o rumo competitivo da série.

No entanto, no próximo ano, tudo vai mudar.

Previsto para 2026 com versões para iOS, Android e Nintendo Switch, Pokémon Champions foi pensado de raiz como uma experiência de competição, com foco absoluto em batalhas, equilíbrio e acessibilidade. O facto de estar disponível em dispositivos móveis representa também uma abertura inédita no ecossistema competitivo da série, que até aqui estava restrito às consolas da Nintendo.

A The Pokémon Company já confirmou que o título será usado nos Pokémon World Championships 2026, que terão lugar em São Francisco, e também em futuros torneios oficiais.

O que significa esta mudança?

Ainda não é claro se Pokémon Champions será apenas um título temporário, enquanto a 10.ª geração da série principal não chega, ou se passará a ser o novo pilar competitivo a longo prazo. No entanto, a própria The Pokémon Company admite que o jogo poderá continuar para lá de 2026.

Trata-se de uma mudança de paradigma no VGC: pela primeira vez, o palco da competição mundial não será ocupado por uma geração numerada da saga, mas sim por um jogo desenhado especificamente para a vertente competitiva.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.