A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Quem é Knull da Marvel? Entende o vilão de Venom 3

Quem é Knull
Knull na capa de Venom #4 (crédito da imagem: Marvel)

Venom 3: A Última Dança estreia hoje nos cinemas. Com base nos trailers revelados até agora, sabemos que o filme tem Knull como vilão principal.

Mas, afinal, quem é Knull, de onde veio, quais são os seus poderes e habilidades, e por que razão é uma ameaça tão grande? Todas as respostas vão surgir ao longo deste artigo. A verdade é que Knull é uma personagem relativamente recente nas bandas desenhadas e, por isso, quem não as acompanha não faz a mínima ideia de quem é esta personagem.

A primeira aparição de Knull

O vilão foi introduzido oficialmente pela Marvel na banda desenhada Venom #3 (2018). Knull é apresentado como um mal que antecede o universo como nós o conhecemos. Knull é a escuridão que envolvia tudo, antes dos Celestiais começarem a espalhar a "Luz da Criação". Perturbado pelos Celestiais e querendo voltar para a escuridão, Knull declarou guerra aos poderosos seres.

Num confronto, Knull enfiou a mão dentro de um dos Celestiais e sacou um proto simbionte, que acabou por transformar num espada para matar o Celestial. Como consequência, os Celestiais acabaram por condenar Knull ao vazio pelo homicídio que cometera. Mas, dentro da cabeça do Celestial que matara, Knull fez uma casa e criou os primeiros simbiontes, em forma de espada.

Foi aí que Knull criou uma das armas mais poderosas do universo da Marvel, a All-Black the Necrosword, feita a partir da sua própria essência. Com ela, o vilão estabeleceu a missão de matar todos os seres da luz. Mais tarde, Knull acabou por colidir com o planeta de Gorr, mais tarde conhecido como God Butcher. Num confronto contra Gor, Knull acabou por perder a espada. Gor usaria essa mesma espada para matar deuses pelo universo fora.

Imagem via Marvel Comics

A criação dos primeiros simbiontes

Depois de perder a All-Black the Necrosword e preso num planeta sem nome, Knull apercebeu-se que podia criar uma relação de simbiose com criaturas e controlá-las remotamente. Foi aí que se apercebeu do seu verdadeiro poder e começou a construir o seu exército de simbiontes. Knull acabou por criar dois poderosos dragões simbiontes, um preto (que ganhou a alcunha de Grendel) e outro vermelho. Quando chegaram à Terra, um deles foi derrotado por Thor Odinson, que também cortaria a ligação de Knull a todos os outros dragões simbiontes. Depois de derrotados os dragões, dispersaram-se em inúmeros simbiontes individuais e procuraram outros hospedeiros.

A prisão de Knull e a sua libertação

Os simbiontes de Knull acabariam por se revoltar contra o seu criador. Klyntar, o mundo de Knull criou, formato por milhares de milhões de simbiontes, acabou por se tornar numa prisão. Curiosidade: na língua dos simbiontes, Klyntar significa precisamente "Jaula".

Nas bandas desenhadas, Knull acabou por escapar da sua prisão graças a Carnage, que reuniu todos os Códices (amostras de uma matéria chamada living abyss) deixadas para trás nos corpos hospedeiros dos simbiontes. Era o que Knull precisava para escapar da sua prisão.

No confronto final com Carnage, deu uma escolha a Eddie Brock e Venom: salvar o seu filho Dylan Brock, ou libertar Knull. Eddie escolheu libertar o seu filho. Até agora, o filho de Eddie Brock não apareceu nas adaptações do cinema, mas existe uma teoria que pode aparecer no terceiro filme.

A chegada à terra de Knull

Embora vários dos seus simbiontes tenham chegado à Terra primeiro, controlados por Knull a partir do seu lar (a cabeça do celestial) conhecido como Klyntar, o vilão só chegou à Terra muito mais tarde. A chegada de Knull é retratada na banda desenhada King in Black (2020) #1 da Marvel Comics.

Knull chega à Terra com um exército composto por centenas de milhares dragões simbiontes controlados por si. Na banda desenhada, Venom junta forças com os Avengers para derrota a ameaça.

Poderes e habilidade de Knull

A extensão total dos poderes de Knull é desconhecida. Com base nas bandas desenhadas, sabemos que:

  • Tem super força, suficiente para decapitar um Celestial;

  • Regeneração: não só sobreviveu, como recuperou de várias lutas ao longo de milhares de milhões de anos;

  • Consegue manipular a escuridão para criar poderosos ataques de energia negra;

  • Criação de simbiontes: consegue criar vida a partir da escuridão e manipulá-la;

  • Pode voar ao formar duas asas de dragão nas suas costas;

  • Perito em combate: experiência de combate contra poderosos seres

Embora os simbiontes criados por Knull sejam fracos contra o fogo e som, Knull não tem as mesmas fraquezas. A sua única fraqueza parece ser a luz.

O papel de Knull em Venom: A Última Dança

Os filmes raramente seguem as bandas desenhadas à risca. A história de Knull nas bandas desenhadas da Marvel envolve várias outras personagens que, devido a uma questão de direitos, não podem aparecer. Portanto, é possível que Knull no filme seja um pouco diferente do que leste em cima.

Com base no trailer, vemos que Knull enviou, de facto, vários simbiontes para a Terra para caçar Eddie Brock e Venom, que aparentemente são uma peça-chave para que Knull consiga escapar da sua prisão que é o mundo Klyntar (a tal cabeça do celestial).

Lê também:

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.