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Xbox é a nova Sega? Opinião sobre o futuro da marca

Xbox Futuro
Crédito da imagem: Xbox

O cenário da guerra das consolas está a mudar.

Desde 2001 que o paradigma tem-se mantido mais ou menos semelhante, com três marcas a comandar a indústria: a PlayStation, Nintendo e a Xbox. De certa forma, a Xbox veio substituir a Sega, que foi forçada a sair do mercado de hardware por falta de liquidez.

24 anos depois, parece que a Xbox está a dar os primeiros passos para abandonar o mercado das consolas de vez. Nas comunicações oficiais, Phil Spencer, que se tornou na cara mais familiar da marca, ainda tenta argumentar que existem razões para adquirir uma Xbox Series X | S, mas todos os sinais apontam que a marca desistiu do hardware e está a caminhar numa direção diferente.

As dificuldades da Xbox em singrar nas consolas

Ao longo destes anos, apesar de sucessivas investidas da Xbox, com um grande investimento dos bolsos fundos da Microsoft, a marca nunca conseguiu uma vitória sonante no mercado das consolas.

Desde 2001 que as consolas Xbox têm tido dificuldade em competir contra a PlayStation e Nintendo. Só na geração da Xbox 360 é que a marca esteve prestes a ganhar contra a rival PS3, mas mesmo assim, nos metros finais da corrida, a Sony acabou por levar a melhor e vender mais consolas. Desde então, o trajeto da marca, pelo menos nas consolas, tem sido descendente.

A geração da Xbox One foi perdida antes de começar, com possivelmente a pior apresentação de sempre ao mundo que deixou os jogadores imediatamente de pé atrás e criou uma percepção negativa difícil de reverter. Com a Xbox One X, a marca parecia decidida a fazer uma nova investida pujante no mercado das consolas, tentando captar os jogadores com poder de hardware e a fazer da Xbox na melhor consola para jogar. Este trajeto continuou com o lançamento da Xbox Series X | S.

Xbox One Don MattrickCrédito da imagem: Microsoft

Apesar da Xbox Series X ser muito semelhante à PS5 naquilo que oferece e da Xbox Series S ter um preço altamente apelativo, a força dos exclusivos PlayStation, a reputação da marca e a insistência no marketing permitiram à PS5 fazer um sprint que a colocou na frente. Há muito que a Microsoft não revela as vendas oficiais da Xbox Series X | S, mas os dados de analistas apontam que a PS5 vendeu mais do dobro. Portanto, mais uma geração perdida para a Microsoft.

O Game Pass e a mudança de trajeto

A incapacidade de vencer no mercado de hardware levou a Microsoft a explorar novos caminhos.

Foi assim que surgiu o Game Pass, um serviço de videojogos nos moldes da Netflix, cujo conceito é pagar uma assinatura mensal para aceder a centenas de jogos. A Microsoft antecipou-se à PlayStation nesta área, levando a Sony a reformular o seu serviço com a introdução das modalidades PS Plus Extra e Premium.

Apesar de o Game Pass ainda não ter alcançado o crescimento desejado pela Microsoft – o objetivo é chegar aos 100 milhões de subscritores até 2030 – é melhor trunfo que a marca Xbox tem no bolso. Nos últimos anos, a aposta no Game Pass tem sido 100%. Todos os jogos first-party da Xbox começaram a ficar disponíveis no dia de lançamento no serviço, deixando de ser necessário pagar 79,99 euros para aceder a um novo jogo.

Fora isso, ao começar a lançar todos os jogos com versões para PC, a Xbox também começou a encontrar uma nova audiência no PC, aumentando o alcance da marca. Novamente, a Microsoft antecipou-se à PlayStation, que eventualmente começou também a lançar os seus jogos para PC (se bem que a PlayStation mantém a regra de lançar as versões PC mais tarde).

Sem restrição de plataformas – será este o futuro do gaming?

A Microsoft percebeu que o acesso ao gaming continua a ser extremamente restritivo. Para jogar, os consumidores precisam de uma consola ou de um PC gaming, além dos custos elevados dos jogos. Já plataformas como a Netflix são muito mais acessíveis, permitindo o consumo de conteúdos em TVs, computadores, telemóveis e até automóveis.

Com a sua expansão para outras plataformas, a Xbox está a seguir o rumo da Sega, mas com uma grande diferença: a decisão da Xbox é deliberada, enquanto a Sega quase que foi à falência ao tentar continuar lutar no mercado das consolas. Além disso, a estratégia da Microsoft para a Xbox não parece ser apenas tornar-se numa editora third-party.

Com o Game Pass e o lançamento dos seus jogos nas outras plataformas, acho que o derradeiro objetivo da Xbox é tornar-se numa marca que transcende a PlayStation e a Nintendo, usando os seus títulos como cavalo de troia para chamar os utilizadores para o Game Pass. Afinal, para quê pagar 79,99 euros por Forza Horizon 5 na PlayStation 5 quando podes subscrever ao Game Pass por menos?

Ainda é cedo para dizer se a estratégia da Microsoft será bem-sucedida. O novo rumo da marca é claramente uma aposta no futuro, mas prever esse futuro—especialmente num mercado tão volátil como o dos videojogos—é uma tarefa incerta. A cada geração, surgem previsões sobre o destino da indústria que muitas vezes acabam por não se concretizar.

Durante a era da PS3, Xbox 360 e Wii, acreditava-se que o futuro passaria pelos controlos por movimento. Na geração seguinte, muitos antecipavam o fim das consolas devido ao crescimento dos jogos mobile. Depois, parecia certo que a realidade virtual se tornaria o próximo grande passo. Agora, os serviços de subscrição são apontados como a grande tendência. No entanto, a história mostra-nos que o panorama pode mudar radicalmente em apenas alguns anos.

Xbox Series, serão as últimas consolas da Microsoft?

É provável que sim, ainda que a marca não tenha firmado a sua posição oficial quanto a isso.

Com este novo rumor, não vejo por que razão a Xbox apostaria em novas consolas na geração seguinte. A previsão da Microsoft é que as vendas de hardware vão continuar a diminuir. Portanto, lançar novas consolas na próxima geração seria um desperdício de dinheiro.

Será que a Xbox vai ter mais sucesso com este novo rumo? Até agora, os resultados estão a ser positivos, mas historicamente, a Xbox sempre teve dificuldade em manter uma estratégia a longo prazo. E acredito que seja a principal razão pela qual nunca venceu verdadeiramente as suas rivais

Neste momento, depois da aquisição da Bethesda e Activision Blizzard, a Xbox é uma marca extremamente valiosa e com todas as ferramentas possíveis para ter sucesso no futuro. Se não tiver sucesso, claramente o problema está na gestão da própria marca e nas pessoas que tomam as decisões.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.

1 Comentário

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    Samaban

    Acho que não se trata de vencer ou perder guerrinhas de consolas,mas sim lucros,lucros para multimilionárias são o factor importante, , hardware da Xbox ou Microsoft gaming ,não é só consolas,tem um vasto leque de periféricos compatíveis com consola,PC, portáteis,TVs e até mobile. A Sega era uma plataforma fechada,Xbox deixou de ser uma plataforma fechada e exclusiva. Sony está a seguir a estratégia da Microsoft, lentamente com atraso de 5 anos,mas está e exemplo disso é Lego Horizon.