A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Fãs querem Diogo Jota na capa de EA Sports FC 26 após trágica morte do jogador

Diogo Jota FC 26
Imagem via X (@iThisMeansMore)

Milhares de fãs estão a pedir à EA Sports que homenageie Diogo Jota na capa de FC 26, série de futebol digital anteriormente conhecida como FIFA.

A comoção tomou conta das redes sociais após a morte trágica do jogador português, que perdeu a vida esta semana num acidente de carro, apenas dez dias depois de se ter casado. Deixa três filhos pequenos.

O pedido, publicado por uma conta dedicada ao Liverpool e à seleção alemã, rapidamente tornou-se viral.

Com mais de 250 mil gostos e quase 10 milhões de visualizações, a imagem criada por fãs com Diogo Jota vestido de vermelho, a celebrar em êxtase com o logótipo de FC 26 ao fundo, tornou-se símbolo de uma vontade coletiva: imortalizar o jogador numa das suas maiores paixões – os videojogos.

A ligação de Diogo Jota ao gaming, sobretudo nos eSports, era notável. Em 2020, o jogador lançou a Diogo Jota Esports, que viria a fundir-se com a Galaxy Racer, dando origem à equipa Luna Galaxy, com presença competitiva em jogos como EA FC, Rocket League, Dota 2 e PUBG.

Mas foi no próprio FIFA que Jota se destacou:

  • Em 2021, chegou a ser número um mundial no modo FUT Champions, com uma impressionante sequência de 30 vitórias consecutivas.

  • No ano anterior, venceu o ePremier League Invitational, competição que reuniu jogadores da Premier League. Na final, derrotou Trent Alexander-Arnold, colega de equipa no Liverpool.

Diogo Jota também mantinha uma presença ativa nas plataformas de streaming, onde jogava e interagia com os fãs

Apesar do desejo popular, especialistas em marketing já alertaram para os obstáculos legais e éticos de usar a imagem de alguém falecido para fins comerciais.

Tomar partido da simpatia por alguém que morreu não é permitido em marketing”, explicou um utilizador numa discussão viral no X. “Mesmo com autorização da família, há regras pensadas para proteger as pessoas.”

Para já, a EA Sports ainda não comentou o pedido.

Mas não seria a primeira vez que isto acontecia nos videojogos. A 2K Games lançou no ano passado uma edição de NBA 2K24 dedicada a Kobe Bryant, jogador de basquetebol que morreu em 2020 num acidente de helicóptero.

Resta saber se a EA está interessada em homenagear o jogador e se a família de Diogo Jota autoriza a utilização da sua imagem.

Via: Viciados.net

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.