Inteligência Artificial vai medir emoções do público em sessão de cinema
- por Rita Vieira
- 11 de dezembro, 2025
- 0
Uma sessão de cinema em Portugal vai marcar um momento histórico. Pela primeira vez a nível mundial, a inteligência artificial será utilizada para analisar as emoções do público durante a exibição de um filme. A experiência decorre com a projeção comercial do clássico terror de Stanley Kubrick, The Shining (1980), dia 11 de dezembro de 2025, celebrando assim o seu 45.º aniversário com uma experiência revolucionária em cinema.
O projeto, chamado CinEmotions, foi desenvolvido pela PluggableAI em colaboração com a Cinemundo e a Warner Bros. Portugal. A tecnologia utiliza os smartphones dos espectadores para captar reações de forma discreta, registando emoções espontâneas e momentos de maior impacto ao longo da sessão, sem interferir na experiência do filme.
Para tornar a sessão ainda mais envolvente, o sistema inclui elementos de gamificação e recompensas personalizadas, criando uma interação dinâmica entre o público e a projeção. Basta ter um telemóvel para participar, tornando o processo simples e acessível a todos.
O principal objetivo do CinEmotions é estudar como diferentes elementos cinematográficos, como a narrativa, a banda sonora e os efeitos visuais, influenciam o envolvimento emocional dos espectadores. Os dados recolhidos poderão ser utilizados por produtores, distribuidores e patrocinadores para melhorar a experiência em sala e abrir novas possibilidades de inovação no cinema.
Crédito de imagem: WarneBros Portugal
Rita Vieira
A Rita adora jogos de tiros competitivos como Rainbow Six Siege e Fortnite. Joga tanto que os comandos não lhe duram e precisa de comprar novos regularmente. Também dá uns toques em Minecraft ocasionalmente.
Outros artigos
Supergirl chega aos cinemas em junho de 2026
- 11 de dezembro, 2025
Avatar: Fogo e Cinzas pode salvar a saga? Crítica ao novo filme de James Cameron
- 9 de dezembro, 2025
Sony confirma novo filme Men in Black
- 5 de dezembro, 2025



0 Comentários
Efetua login para comentar