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Nintendo Switch 2 - Eis as specs finais reveladas em detalhe

Nintendo Switch 2 specs
Crédito da imagem: Nintendo (edição por Geekinout.pt)

A Nintendo revelou finalmente as especificações técnicas completas da Switch 2. Apesar das specs oficias da Nintendo serem um pouco vagas, graças ao Digital Foundry ficamos a conhecer em detalhe o que a consola esconde na sua carcaça.

Após meses de rumores e fugas de informação, os dados estão agora confirmados e traçam um retrato mais nítido do que podemos esperar em termos de desempenho e capacidades técnicas.

Um chip feito à medida: o T239 da Nvidia

A Switch 2 utiliza um processador personalizado da Nvidia conhecido como T239, desenvolvido especificamente para a consola. É um salto gigantesco face ao Tegra X1 original da Switch, que era basicamente um chip de smartphone da época. O T239 integra uma CPU de oito núcleos ARM Cortex A78C com suporte exclusivo a 64-bit e instruções de criptografia. Seis desses núcleos estão disponíveis para os jogos, enquanto dois são reservados para o sistema.

As frequências variam: 998MHz no modo docked e 1101MHz em modo portátil, com um teto teórico de 1.7GHz. Curiosamente, o modo portátil tem uma frequência mais alta, embora com menor largura de banda de memória, o que pode limitar o desempenho.

GPU Ampere: um mini RTX com DLSS

A placa gráfica da Switch 2 é baseada na arquitetura Ampere, a mesma dos GPUs RTX 30 da Nvidia. Conta com 1536 núcleos CUDA, correndo a 1007MHz no modo docked e 561MHz em modo portátil. Pode atingir um máximo de 1.4GHz, mas não é claro se é permitido operar continuamente a essa frequência.

Em termos de potência teórica, a consola pode atingir 3.072 TFLOPs no modo docked e 1.71 TFLOPs em modo portátil. Mais importante ainda, confirma-se o suporte para ray tracing e DLSS (nas variantes 1x, 2x, 3x e DLAA), uma estreia nas consolas da Nintendo. O ray tracing, por enquanto, ainda não foi demonstrado em jogos.

Nintendo Switch vs Nintendo Switch 2 (specs)

Componente

Nintendo Switch 2

Nintendo Switch

CPU Arquitetura

8x ARM Cortex A78C

4x ARM Cortex A57

CPU Clocks

998MHz (dock), 1101MHz (mobile), máx. 1.7GHz

1020MHz, máx. 1.785GHz

CPU Reservado para o Sistema

2 núcleos (6 disponíveis para jogos)

1 núcleo (3 disponíveis para jogos)

GPU Arquitetura

Ampere

Maxwell

CUDA Cores

1536

256

GPU Clocks

1007MHz (dock), 561MHz (mobile), máx. 1.4GHz

768MHz (dock), até 460MHz (mobile), máx. 921MHz

Memória / Interface

12GB LPDDR5 / 128-bit

4GB LPDDR4 / 64-bit

Largura de Banda (BW)

102GB/s (dock), 68GB/s (mobile)

25.6GB/s (dock), 21.3GB/s (mobile)

Memória Reservada para o Sistema

3GB (9GB disponíveis para jogos)

0.8GB (3.2GB disponíveis para jogos)

TFLOPs (estimados)

3.07 TFLOPs (dock), 1.71 TFLOPs (mobile)

~0.39 TFLOPs (dock), ~0.25 TFLOPs (mobile)

Ray Tracing (Gigarays)

10 Gigarays (mobile), 20 Gigarays (dock)

N/A

Memória e armazenamento

A consola vem equipada com 12GB de memória LPDDR5X, com 3GB reservados para o sistema e 9GB disponíveis para os jogos – três vezes mais do que na Switch original. A largura de banda da memória é de 102GB/s em modo docked e 68GB/s em portátil.

Em termos de armazenamento, a Switch 2 inclui 256GB de memória interna UFS, expansível com cartões MicroSD Express até 2TB.

Destaca-se ainda a presença de um FDE (file decompression engine), um componente exclusivo para descompressão de dados em LZ4, libertando a CPU dessa tarefa e acelerando tempos de carregamento.

Ecrã e funcionalidades

O ecrã da consola é um painel LCD de 7.9 polegadas com resolução 1080p, suporte HDR10, VRR até 120Hz e multitoque de 10 pontos. No entanto, o suporte VRR está limitado ao ecrã da consola, sem compatibilidade atual com HDMI VRR em modo docked.

Outros detalhes

O SDK da consola inclui ferramentas para otimizar o desempenho em função do uso de funcionalidades como Game Chat, que pode impactar negativamente os recursos do sistema. Há também suporte completo para gamepads, áudio 3D, e compatibilidade com APIs modernas de renderização.

A Nintendo Switch 2 vai chegar às lojas a 5 de junho de 2025 com um preço oficial de 469,99 euros.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.