O que são Vtubers? O novo sucesso explosivo na criação de conteúdo
- por Fernando Gonçalves
- 14 de abril, 2024
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Os VTubers são produtores de conteúdo online que falam através de um avatar (normalmente com arte estilo Anime) em vez da revelar a sua própria face como os Youtubers.
Em menos de 10 anos, os VTubers passaram de um pequeno nicho da cultura japonesa para um fenómeno cultural mundialmente reconhecido. Aqui estão alguns destaques que a maioria das pessoas desconhece:
O valor combinado de mercado das duas maiores agências de VTubers, Hololive (COVER Corp.) e Nijisanji (ANYCOLOR Inc.), aproxima-se de dois milhares de milhão de euros;
Gawr Gura, a maior VTuber do YouTube, conta com 4,45 milhões de subscritores;
Ironmouse, a maior VTuber do Twitch, tem o recorde de 4º canal com maior número de subscritores pagos de sempre (205.488);
Usada Pekora foi a streamer feminina com o maior número de horas de visualização de Twitch e YouTube em 2023, com um total de 29,79 milhões de horas.
No que torna a lucros com superchats no YouTube, 7 elementos do top 10 de doações de todos os tempos são VTubers, com um valor total combinado de 16,9 milhões de Euros.
O que é um VTuber?
Do ponto de vista conceptual e tecnológico, VTubers são simples.
Dois elementos funcionam em sinergia: o humano e o avatar. O avatar é uma ilustração, um “fantoche” controlado pelo humano para se exprimir.
O humano move-se, fala e interage com o público. A nuance, é que a imagem do humano não é transmitida. Os seus movimentos são rastreados por um programa de captura de movimentos e mapeados sobre o avatar. Humano e avatar movem-se em conjunto, comunicam como um. Apesar da raiz ser o humano, é o avatar que é reconhecido.
A complexidade do VTubing nasce das várias facetas da cultura. Há diferentes tipos de avatares controlados de formas distintas. A maioria dos VTubers opta pela anonimidade, mas o humano e o avatar podem ser igualmente apresentados e conhecidos (como a popular Kson). O avatar pode ser meramente um acessório, ou toda uma personagem com personalidade própria e história rica.
Atualmente, o número de VTubers está nas dezenas de milhares; cada um explora esta ferramenta com uma ideologia e visão diferente.
A origem dos VTubers
A tecnologia relacionada com os VTubers já é utilizada há anos. Contudo, é Kizuna AI, uma VTuber japonesa que iniciou a carreira em 2016 a fazer vídeos de Let’s Play e Q&A, que é considerada como a primeira VTuber.
As raízes de VTubers alicerçam-se em 3 elementos da cultura moderna japonesa:
Anime: um termo originalmente utilizado para descrever desenhos animados de produção japonesa, mas que agora representa um estilo de arte mundialmente apreciado.
Idols: Um tipo de entertainer reconhecido pela sua imagem, personalidade e conteúdo, no qual a identidade do entertainer é também o seu maior produto. Idols estão associadas a artes performativas, como atuar, dançar e cantar a solo ou em grupos.
Vocaloid: um software utilizado para gerar vozes sintéticas, no qual foram associados diferentes avatares a cada uma das vozes. Criaram-se assim performers totalmente virtuais, que são utilizados por famosos produtores de música online (Hatsune Miku é a Vocaloid mais reconhecida).
Atualmente, um VTuber pode não se identificar com nenhum destes elementos. Contudo, eles foram vitais para definir a identidade original do VTubing, e propagar o crescimento deste media.
Porquê o sucesso de VTubers?
O crescente sucesso de VTubers não mostra sinais de abrandar. Os bilhetes esgotam de imediato quando um grupo de VTubers vai atuar ao vivo. No último concerto de Hololive (Hololive 5th fes.), cerca de 20.000 pessoas assistiram ao vivo na arena, com muitos mais milhares a assistir online.
O que torna os VTubers tão apelativos? Por que é que os fãs se identificam mais com um avatar de anime do que uma figura humana?
Ser VTuber abre a porta a novos tipos de criadores de conteúdo (por exemplo, pessoas introvertidas que querem proteger a sua identidade).
VTubing é uma forma de autoexpressão que dá poder aos criadores de conteúdo.
O uso de uma “máscara” permite comunicação mais genuína, facilitando a abordagem de tópicos mais difíceis e pesados.
As bases de VTubing assentam sobre culturas emergentes: Anime, Vocaloid, …
A informação incompleta (devido ao anonimato) permite às audiências projetarem mais facilmente a sua visão de um entertainer ideal sobre a identidade de um VTuber.
Adicionalmente, os desenhos de manga/anime são criados para comunicar emoções e sentimentos de forma eficiente. As audiências identificam-se mais com as expressões exageradas de um avatar de VTuber do que as mostradas por um rosto humano.
Os diferentes tipos de VTubers
Com o crescimento dos VTubers, formam-se subcategorias para os catalogar. Quanto ao tipo de avatar, destacam-se 3 principais grupos:
VTuber com modelo Live 2D: Este é o tipo de VTuber mais comum. Utilizando tecnologia 2.5D, desenhos 2D são deformados e transformados para gerar uma ilusão de 3D. É gerada assim uma animação fluida ao vivo sem exigir recursos computacionais absurdos.
PNGTuber: devido aos custos associados com VTubing, muitos criadores de conteúdo iniciam a sua carreira utilizando uma imagem estática ou minimamente animada como avatar.
3D VTuber: mais complexos tecnologicamente, estes modelos podem ser um complemento ao modelo 2.5D, ou o modelo principal do VTuber (como o caso da Filian). Um modelo 3D abre novas possibilidades, como dançar, interagir com outros modelos e comunicar utilizando o corpo todo.
Outra distinção significante jaz na componente da gestão do VTuber:
Corporate VTubers (VTubers de empresas) fazem parte de grupos responsáveis pela gestão de dezenas ou até centenas de talentos. A identidade do individuo é reforçada utilizando o grupo, a empresa estabelece uma imagem em conjunto e é facilitada a organização de eventos e colaborações numa maior escala.
VTubers indie (independentes) também encontram o seu sucesso. Possuem maior liberdade para inovar, e por vezes apresentam-se como pioneiros que querem quebrar os limites de VTubing.
VTubing - Terá futuro ou é apenas uma moda?
Todos os dias, novos VTubers estreiam-se ou reinventam-se. As ferramentas para entrar neste mundo são cada vez mais acessíveis. A escala é tal, que ninguém consegue estar a par de todas as novidades.
VTubing é uma forma de expressão que conquistou o seu lugar no mundo de produção de conteúdos. Um fenómeno que veio para ficar.
Apesar de desafios, pedras no caminho e controvérsias ao longo do caminho, é com grande entusiasmo e expectativa que os fãs olham para o futuro de VTubing.
Fernando Gonçalves
O Fernando mergulhou na comunidade de fãs de VTubers há mais de 4 anos e nunca mais olhou para trás. Um fã ávido da grande pirata Houshou Marine, acompanha vivamente o conteúdo produzido por Hololive e vários VTubers Indies. As suas grandes paixões também incluem literatura de fantasia e videojogos, especialmente Age of Empires II. Podes acompanhar as suas livestreams de Age of Empires no YouTube
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