A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

PS Portal tem agora Cloud Streaming para jogos PS5, mas precisas de PS Plus Premium

PS Portal
Crédito da imagem: PlayStation

A Sony anunciou uma das maiores atualizações de sempre para oa PlayStation Portal, a consola portátil de streaming lançada em novembro de 2023. A partir de 6 de novembro, passa a ser possível jogar títulos de PS5 diretamente a partir da nuvem, sem necessidade de ligação remota à consola principal.

Só existe um senão: para desfrutar desta funcionalidade é preciso ser subscritor PlayStation Plus Premium, que é a modalidade mais cara do serviço e que atualmente custa €151.99 por 12 meses.

Ou seja, a subscrição anual do serviço, e necessária para usar esta funcionalidade, não está longe do preço da PlayStation Portal, que pode ser adquirida nas lojas €219,99.

Com esta atualização, o PlayStation Portal passa a suportar Cloud Streaming para jogos digitais de PS5 que estejam na biblioteca do jogador. No lançamento, milhares de títulos serão compatíveis, incluindo alguns dos maiores blockbusters da consola:

  • Astro Bot

  • Final Fantasy VII Rebirth

  • Fortnite

  • Resident Evil 4

  • Grand Theft Auto V

  • Ghost of Yōtei

A lista completa de jogos compatíveis com cloud streaming pode ser consultada aqui.

Além disso, centenas de jogos do Catálogo de Jogos e Clássicos do PlayStation Plus Premium, como Cyberpunk 2077, Hogwarts Legacy, The Last of Us Part II Remastered e God of War Ragnarök, também poderão ser jogados por streaming.

De acordo com a PlayStation, Isto significa que os jogadores podem jogar onde quiserem — num hotel, café, ou até em casa de um amigo — mesmo que a PS5 esteja desligada ou a ser utilizada por outra pessoa.

Nova interface e melhor experiência de utilização

Para acomodar melhor esta nova funcionalidade, o ecrã inicial doa PlayStation Portal foi redesenhado e agora apresenta três separadores:

  • Remote Play, para ligação direta à PS5;

  • Cloud Streaming, para jogar diretamente da nuvem;

  • Pesquisa, que permite procurar jogos compatíveis e aceder rapidamente à PlayStation Store via QR Code.

A atualização traz ainda várias melhorias à experiência geral:

  • Áudio 3D durante sessões de Cloud Streaming ou Remote Play, compatível com auscultadores com fio e dispositivos PlayStation Link como os Pulse Explore e Pulse Elite;

  • Bloqueio por código, para proteger o dispositivo;

  • Ecrã de estado da rede, permitindo verificar facilmente a qualidade da ligação;

  • Loja integrada nos jogos, com suporte para compras in-game;

  • Novas opções de acessibilidade, incluindo leitor de ecrã e ajuste de tamanho de texto;

  • Convites de jogo diretamente durante sessões de Cloud Streaming.

Com esta atualização, o PlayStation Portal deixa de ser apenas um acessório da PS5 e passa a assumir um papel mais independente dentro do ecossistema PlayStation, ainda que o custo (a subscrição anual do PS Plus Premium) seja elevada comparativamente ao preço de aquisição do próprio dispositivo.

A Sony não divulgou as vendas mais recentes do PlayStation Portal, mas os dados mais recentes indicam que o dispositivo tinha vendido 2 milhões de unidades até ao final de 2024.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.