A Sony está a ser processada na Holanda com a acusação de praticar preços abusivos na loja digital PlayStation Store.
A Massaschade & Consument, fundação de consumidores holandesa, iniciou uma ação coletiva contra a Sony, acusando a empresa de abuso de posição dominante no mercado digital de jogos para as consola PS4 e PS5.
De acordo com a investigação da fundação, os jogos digitais na PlayStation Store custam, em média, 47% mais do que as versões físicas, apesar dos custos de distribuição digital serem mais baixos.
A fundação alega que o ecossistema fechado da loja digital da Sony, aliado à sua posição dominante no mercado das consolas, resulta em preços “artificialmente elevados”.
É importante recordar que a política de concorrência da União Europeia impõem responsabilidades adicionais às empresas com posição dominante, impedindo-as de distorcer a concorrência, tal como pode ser consultado no site oficial.
Dito isto, todas as consolas (seja a Xbox, seja a Nintendo) têm um ecossistema fechado no que toca à aquisição de jogos em formato digital, embora existam várias lojas onde é possível adquirir códigos de jogos a preços mais baixos.
Os consumidores holandeses que tenham efetuado compras na PlayStation Store podem aderir gratuitamente à ação coletiva. A primeira audiência em tribunal deverá acontecer ainda este ano.
(via Tweakers)
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Demo de Final Fantasy VII Remake Intergrade já disponível na Xbox Series e Switch 2
- 16 de dezembro, 2025
Mega Man Star Force Legacy Collection chega em 2026
- 16 de dezembro, 2025
Marathon chega em março de 2026 e não será free-to-play
- 15 de dezembro, 2025
DRAGON BALL Z: KAKAROT vai receber um DLC DAIMA Parte 2 no início de 2026
- 15 de dezembro, 2025



0 Comentários
Efetua login para comentar