A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Tesla quer permitir jogar durante viagens com condução autónoma — mas em Portugal ainda vai demorar

Cyberpunk 2077 Cybertruck Tesla
Crédito da imagem: Tesla

Ir de Lisboa ao Algarve a jogar Cyberpunk 2077? Elon Musk quer que isso seja possível nos Tesla

Elon Musk voltou a agitar as redes sociais com mais uma promessa futurista: jogar videojogos como Cyberpunk 2077 durante viagens em modo de condução autónoma total (Full Self-Driving, ou FSD) nos carros Tesla. Mas, para que isso aconteça, será preciso ultrapassar um obstáculo importante: a aprovação legal em cada país.

“Provavelmente entre 3 a 6 meses, dependendo da aprovação regulatória na tua cidade ou estado”, disse Musk numa publicação no X (antigo Twitter), referindo-se ao lançamento da funcionalidade.

A ideia é simples: transformar o carro num centro de entretenimento móvel, onde o condutor pode jogar enquanto o veículo se guia sozinho. No entanto, esta funcionalidade só será ativada em regiões onde o sistema de condução autónoma da Tesla for legalmente reconhecido como totalmente autónomo, algo que, na União Europeia e em Portugal, ainda não é o caso.

Atualmente, o sistema FSD da Tesla exige que o condutor esteja atento e pronto para intervir, o que impede, por lei, qualquer forma de distração ativa, como jogar videojogos em andamento.

Em Portugal, a legislação do Código da Estrada exige atenção constante à condução, sendo que qualquer desvio desse foco pode ser punido com coimas e até sanções mais graves. Mesmo que a Tesla venha a obter certificação para condução autónoma de Nível 4 ou 5 no espaço europeu, a introdução de funcionalidades como o gaming durante a condução exigirá aprovação por parte das autoridades nacionais e europeias; um processo que pode levar anos.

Ainda assim, a visão da Tesla é clara: transformar os seus veículos em plataformas de entretenimento. Modelos anteriores já permitiam ver Netflix ou jogar diretamente no ecrã central (com o carro parado), e durante algum tempo até foi possível correr jogos da Steam nos Model S e X. No entanto, o suporte à Steam foi silenciosamente removido dos modelos mais recentes em 2024.

A Tesla lançou recentemente o seu serviço de Robotáxis em Austin, no Texas, onde os veículos circulam sem condutor ao volante (embora acompanhados por um funcionário para segurança). Esse poderá ser o primeiro passo rumo à visão de Musk, mas para quem sonha em jogar enquanto vai até ao Algarve, ainda vai ser preciso esperar, provavelmente, bastante tempo.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.