Ubisoft defende microtransações como forma de tornar jogos "mais divertidos"
- por Jorge Loureiro
- 22 de julho, 2025
- 0

A Ubisoft afirmou recentemente que as microtransações podem tornar os jogos mais "divertidos", ao permitir personalização de avatares e progressão mais rápida. Segundo a empresa, essas opções são sempre opcionais e feitas de forma a respeitar a experiência dos jogadores.
“A nossa regra de ouro ao desenvolver jogos premium é permitir que os jogadores desfrutem do jogo por completo sem terem de gastar mais,” declarou a empresa num relatório (via MP1ST)
Apesar disso, a Ubisoft continua a ser alvo de críticas devido à sua gestão de servidores (como no caso de The Crew), práticas de coleta de dados e a sensação de que os jogos não pertencem verdadeiramente aos jogadores.
Ainda assim, a empresa reforça que a segurança e bem-estar dos jogadores são uma prioridade e que os seus mecanismos de monetização são “responsáveis”.
Paralelamente, o CEO da Ubisoft revelou que Star Wars Outlaws ficou aquém das expectativas, apontando como causas o desinteresse crescente na franquia e problemas de design e polimento no lançamento.
A nossa opinião
Se as microtransações tornam os jogos mais divertidos ou não é discutível, mas a verdade é que os jogadores nem sempre se fazem ouvir de forma clara. Mesmo que muitos optem por não gastar dinheiro nessas compras, o modelo continua a ser lucrativo para editoras como a Ubisoft; caso contrário, já teria sido abandonado.
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Videojogos: há talento nas universidades portuguesas
- 22 de julho, 2025
Avatar Frontiers of Pandora vai receber modo na 3ª pessoa em dezembro
- 22 de julho, 2025
0 Comentários
Efetua login para comentar