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Agora que já vimos GTA VI, estarias disposto a pagar 100€ por ele?

GTA VI preço
Crédito da imagem: Rockstar Games

O jogo mais aguardado da década pode também ser o mais caro — mas estará o valor justificado?

O segundo trailer de GTA VI confirmou aquilo que muitos já suspeitavam: este é o jogo mais ambicioso da história da Rockstar, talvez até da indústria. Gráficos absurdamente realistas, animações de rosto que roçam o fotorealismo e um mundo aberto que respira vida em cada esquina.

A questão que se impõe agora é uma só: e se custar 100 euros, estarias disposto a pagar?

Os jogos estão mais caros

O preço base dos videojogos subiu nesta geração.

Quando a PlayStation anunciou que os seus exclusivos AAA iriam passar para 79,99 euros, muitos torceram o nariz. Mas com o tempo, Microsoft e, mais recentemente, Nintendo, seguiram o mesmo caminho. A normalização do novo patamar de preços está em curso. E com um jogo como GTA VI, é natural que a fasquia possa subir ainda mais.

Vários analistas já colocaram a hipótese de GTA VI custar 99,99 euros no lançamento — um preço que, apesar de elevado, não seria totalmente descabido tendo em conta o histórico da série e a dimensão do projeto.

Oito anos (ou mais) de produção

Segundo um ex-produtor da Rockstar Games (via Videotech no X), GTA VI estará em desenvolvimento desde 2015. São mais de oito anos de produção, com uma equipa massiva, tecnologia de ponta e um investimento que se estima astronómico — não oficializado, mas facilmente superior a qualquer outro projeto da Rockstar.

Com ciclos de desenvolvimento cada vez mais longos e caros, os estúdios procuram formas de rentabilizar os seus jogos. E um preço base de 100 euros seria, no fundo, uma consequência inevitável de querer entregar um jogo desta escala.

GTA VI vale isso tudo?

Se há jogo que pode justificar esse valor, é este.

GTA V ainda hoje é um dos jogos mais vendidos e jogados do planeta, quase 12 anos após lançamento original. A expectativa para GTA VI é monstruosa, e os fãs veem-no como um investimento quase garantido: dezenas (ou centenas) de horas de conteúdo, uma narrativa cinematográfica, um modo online potencialmente tão ou mais lucrativo que o atual, e uma experiência que só aparece uma vez por geração.

O novo trailer mostrou gráficos de outro planeta, com um nível de detalhe urbano e natural que parece desafiar os limites da PS5 e Xbox Series X (embora limitado a 30 FPS, pelo que parece). Se o jogo corresponder às promessas — e é seguro assumir que a Rockstar não vai lançar GTA VI sem estar confiante — então os tais 100 euros podem ser mais facilmente digeridos.

Mas será que o público vai aceitar?

Aqui está a verdadeira dúvida.

O preço emocional de um jogo é muito diferente do preço real. Os jogadores podem adorar o que veem, mas hesitar na hora de gastar mais do que o habitual — sobretudo quando a diferença para os 79,99 euros se torna simbólica, mas difícil de justificar em tempos de crise.

Ainda assim, se há estúdio que pode testar os limites do que o público está disposto a pagar, é a Rockstar. E GTA VI poderá muito bem ser o primeiro teste à aceitação dos 100€ como novo normal para blockbusters.

Na semana passada, GTA VI foi adicionado à PlayStation Store, mas de momento, ainda não há preço associado. Vamos ter de aguardar pela abertura das reservas para conhecer o verdadeiro preço do jogo.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.