A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Digital Foundry torna-se independente após compra de ações à IGN

Digital Foundry
Crédito da imagem: Digital Foundry

O Digital Foundry anunciou oficialmente que se tornou um meio totalmente independente, após adquirir os 50% de ações que estavam nas mãos da Ziff Davis, empresa-mãe da IGN. As ações passaram para a mão da Ziff Davis depois da aquisição da Gamer Network no ano passando, consolidando o grupo como a maior força nos meios de comunicação dos videojogos.

A compra das ações foi iniciativa de Richard Leadbetter, fundador do canal, e só foi possível graças ao investimento de Rupert Loman, o histórico fundador da Gamer Network. A revelação foi feita num episódio especial do DF Direct, onde os membros do canal descreveram esta mudança como “um dos momentos mais importantes da história do Digital Foundry”.

“Não estamos apenas a falar do futuro do canal, estamos a definir o rumo de tudo o que fazemos a partir de agora,” disse Leadbetter.

A história remonta a 2015, quando o Digital Foundry recebeu investimento da Gamer Network, que ajudou a criar o canal do YouTube como o conhecemos hoje. Com o passar dos anos, a Gamer Network foi adquirida pela ReedPop, e mais recentemente passou a integrar a IGN, ficando com 50% do capital do DF. Agora, essa ligação empresarial chegou ao fim.

Leadbetter confirmou que pagou o valor de mercado pelas ações e que, mesmo com um esforço financeiro gigante, revelando que o valor das ações supera o que pagou pela sua casa, não teria conseguido fazer aquisição sem a ajuda financeira de Rupert Loman como co-investidor.

Alguma coisa vai mudar no Digital Foundry?

A independência permite ao Digital Foundry tomar todas as decisões editoriais sem depender de aprovação de acionistas externos. Com isso, os membros prometem “mais ambição” e novos investimentos nas áreas que mais lhes interessam: cobertura aprofundada de PC gaming, conteúdos retro e claro, a análise técnica das consolas atuais.

Queremos voltar a investir seriamente na cobertura de PC. Até agora, havia sempre limitações de tempo e orçamento. Agora, sabemos que é uma área onde vale a pena apostar e temos liberdade para o fazer,” disse Alex Battaglia.

Também foram discutidos planos para recrutar novos membros com foco específico na análise de jogos e hardware para PC, uma área que tem crescido, mas que o DF reconhece estar sub-representada no canal.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.