Diretor de Kingdom Come Deliverance 2 critica The Outer Worlds 2 por falta de inovação
- por Rita Vieira
- 6 de novembro, 2025
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O último ano tem sido excecional para os fãs de RPG, com títulos como Clair Obscur: Expedition 33 e Kingdom Come Deliverance 2 a elevarem o padrão do género. Contudo, o lançamento de The Outer Worlds 2, o novo projeto da Obsidian Entertainment, não teve o impacto que muitos esperavam, o que acabou por gerar diversas opiniões mistas entre os jogadores e profissionais da indústria.
Entre as vozes mais críticas está Daniel Vávra, diretor de Kingdom Come Deliverance 2, que partilhou recentemente a sua opinião nas redes sociais. O criador classificou The Outer Worlds 2 com 7 em 10, considerando que o jogo “não faz nada de verdadeiramente notável”. Para Vávra, a sequela não conseguiu inovar nem oferecer algo que o icónico Fallout: New Vegas, também desenvolvido pela Obsidian há mais de 15 anos, já não tivesse feito.
Vávra sublinhou ainda que, mesmo com o apoio financeiro e tecnológico da Microsoft, a produtora “não apresentou uma única mecânica nova capaz de levar a fórmula a outro nível”. O diretor defende que os RPGs devem apostar mais em simulação e não linearidade, elementos que considera essenciais para o futuro do género e que, segundo ele, são parte do sucesso de Kingdom Come Deliverance 2.
As críticas de Vávra refletem uma preocupação mais ampla sobre a falta de risco criativo na indústria. Muitos estúdios têm optado por experiências mais seguras e polidas, em detrimento da inovação. Ainda assim, o diretor acredita que a Obsidian pode recuperar o seu estatuto de referência, desde que volte a apostar em ideias ousadas e mecânicas verdadeiramente transformadoras.
Imagem via X
Rita Vieira
A Rita adora jogos de tiros competitivos como Rainbow Six Siege e Fortnite. Joga tanto que os comandos não lhe duram e precisa de comprar novos regularmente. Também dá uns toques em Minecraft ocasionalmente.



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