Guerrilla quer tornar Horizon mais cinematográfico e procura talento vindo da TV e cinema
- por Jorge Loureiro
- 1 de julho, 2025
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A Guerrilla Games está a reforçar a sua equipa de narrativa e animação cinematográfica com uma nova contratação muito específica: um realizador de sequências cinematográficas com experiência sólida em televisão e cinema. A vaga, publicada recentemente no site de carreiras da PlayStation, dá pistas claras sobre a direção criativa dos próximos jogos da produtora de Horizon Zero Dawn.
Neste momento, a Guerrilla encontra-se a trabalhar em dois projetos distintos dentro do universo de Horizon: um novo capítulo da história principal (que será o terceiro jogo da saga) e um jogo multiplayer online que decorre no mesmo mundo pós-apocalíptico. Ambos parecem querer apostar mais na qualidade cinematográfica das sequências narrativas, e para isso o estúdio está à procura de alguém que compreenda não só os princípios da animação e realização para videojogos, mas que traga também um olhar vindo do mundo audiovisual mais tradicional.
Estamos à procura de um realizador de cinemáticas com forte experiência em TV e cinema, com uma compreensão excecional de narrativa, cinematografia e storytelling visual”, lê-se na descrição da oferta.
A função não será apenas liderar uma equipa de animadores, mas também definir a linguagem cinematográfica dos jogos, garantir coerência nos desempenhos das personagens, e transformar guiões e storyboards em momentos impactantes.
Além da experiência em animação estilizada e direção de equipas criativas, a Guerrilla valoriza competências em áreas como storyboard, pré-visualização e edição narrativa, e até menciona como um “plus” ter experiência com anime ou projetos ocidentais de animação estilizada em 3D. A utilização de Maya e ferramentas como MotionBuilder e editores de sequências em tempo real também são requisitos esperados.
Esta contratação surge num contexto em que cada vez mais jogos AAA procuram aproximar-se da linguagem do cinema, e a Guerrilla, que sempre deu grande ênfase ao visual, parece querer elevar a fasquia na forma como conta histórias dentro do universo de Horizon. O sucesso de produções como The Last of Us Part II ou God of War Ragnarök, que fundem gameplay com narrativas cinematográficas densas, pode estar a influenciar diretamente esta nova fase criativa do estúdio.
Resta agora saber se esta aposta mais “televisiva” poderá também ser um indício de adaptações futuras fora dos videojogos, algo que a PlayStation tem vindo a explorar com força nos últimos anos.
Fonte: PlayStation Careers
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Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
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