A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Nvidia torna-se a primeira empresa a ultrapassar os 5 biliões de dólares em valor de mercado

Nvidia
Crédito da imagem: Nvidia

A Nvidia fez história esta quarta-feira ao tornar-se a primeira empresa do mundo a atingir os 5 biliões de dólares (5 trillion em inglês) de valor de mercado.

O valor astronómico foi alcançado após uma nova subida de 4,6% nas ações, impulsionada por uma série de anúncios que reforçam o domínio da empresa no setor de chips para IA.

Nesta nova fase, a Nvidia revelou ordens de chip no valor de 500 mil milhões de dólares e planos para construir sete supercomputadores para o governo dos EUA, negócios que firmam o seu papel fundamental no panorama tecnológico e geopolítico.

A subida exponencial das ações da empresa (mais de 1000 % desde 2022) é vista por analistas como reflexo natural da fé dos investidores numa era dominada por IA, embora haja já alertas quanto ao risco de sobrevalorização.

O que levou a este salto radical?

  1. Procura por chips de IA – Os processadores da Nvidia tornaram-se peças essenciais em centros de dados, veículos autónomos e aplicações generativas.

  2. Parcerias estratégicas – O anúncio de centenas de milhares de milhões em encomendas reforça confiança do mercado.

  3. Peso geopolítico crescente – Em plena rivalidade tecnológica entre os EUA e a China, os chips da Nvidia tornaram-se numa "arma".

Infelizmente para os jogadores, a procura pelos chips de IA levou também a uma enorme subida de preço no preço das placas gráficas. Além disso, a procura por SSDs para sustentar os centros de dados e plataformas de IA também está a provocar uma escassez à escala global.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.