Procura por inteligência artificial provoca escassez global de SSDs
- por Rita Vieira
- 29 de outubro, 2025
- 0
A expansão da inteligência artificial está a transformar o mundo da tecnologia e não apenas ao nível do software.
De acordo com novos relatórios da indústria, o aumento repentino da procura por sistemas de IA está a provocar uma escassez global de unidades SSD, uma das componentes mais essenciais para o funcionamento de servidores e centros de dados.
Fabricantes de memória NAND flash, como a Samsung, SK Hynix e Kioxia, estão a trabalhar no limite da sua capacidade de produção, mas mesmo assim não conseguem responder à procura. Grande parte dos stocks já estão reservados até 2026, o que significa que os consumidores poderão começar a sentir dificuldades em encontrar certas unidades no mercado, especialmente nos modelos de maior capacidade.
A situação é particularmente crítica nos SSDs de maior capacidade, os mais procurados por empresas que gerem centros de dados e plataformas de IA. Estes dispositivos oferecem velocidades muito superiores às unidades HDD convencionais, sendo ideais para processar grandes volumes de informação. Contudo, a pressão da procura deverá refletir-se também nos preços ao consumidor, com aumentos progressivos ao longo dos próximos meses.
Embora os principais fabricantes estejam a reorientar a produção praticamente nos SSDs, o desequilíbrio entre oferta e procura continua a agravar-se. A transição definitiva do setor para estas unidades pode, a médio prazo, estabilizar o mercado, mas, por agora, a revolução da IA está a revelar-se ser um dos seus primeiros efeitos colaterais.
Rita Vieira
A Rita adora jogos de tiros competitivos como Rainbow Six Siege e Fortnite. Joga tanto que os comandos não lhe duram e precisa de comprar novos regularmente. Também dá uns toques em Minecraft ocasionalmente.
Outros artigos
Microsoft aumenta o preço dos kits de desenvolvimento Xbox em mais de 30%
- 22 de outubro, 2025
Rumor: Consola portátil da Xbox foi cancelada. Eis o porquê.
- 6 de outubro, 2025



0 Comentários
Efetua login para comentar