A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

PlayStation e AMD dão pequena antevisão da PS6 com Project Amethyst

Project Amethyst
Crédito da imagem: Jack Huynh (x)

A próxima geração de consolas PlayStation pode ainda estar a alguns anos de distância – até agora, tudo aponta para um lançamento em 2027 – mas a Sony e a AMD decidiram hoje dar um vislumbre do futuro.

Jack Huynh, vice-presidente sénior da AMD e responsável pela divisão de computação e gráficos da empresa, publicou esta segunda-feira no X (antigo Twitter) uma mensagem onde revela mais detalhes do Project Amethyst, um esforço conjunto entre a PlayStation e a AMD centrado no desenvolvimento de novas tecnologias gráficas suportadas por inteligência artificial.

Duas ramificações da mesma origem. Uma visão partilhada,” escreveu Huynh, referindo-se a si próprio e a Mark Cerny — arquiteto principal da PlayStation 4 e PlayStation 5 — acompanhando a publicação com uma imagem simbólica de duas peças de ametista, cortadas da mesma pedra.

O que é o Project Amethyst?

De acordo com a descrição oficial, o Project Amethyst é um esforço de coengenharia entre a PlayStation e a AMD focado em dois grandes objetivos:

  • Criar uma arquitetura otimizada especificamente para workloads de machine learning em gaming.

  • Desenvolver redes neuronais de alta qualidade capazes de elevar os gráficos em tempo real a novos patamares.

Embora os detalhes técnicos sejam ainda escassos, Huynh explicou que este trabalho conjunto já começou a dar frutos.

Entre os avanços já conseguidos estão as melhorias no FSR 4 (FidelityFX Super Resolution) — a tecnologia de reconstrução de imagem da AMD — e a introdução de novos conceitos como Frame Generation e Ray Regeneration baseados em IA no futuro FSR Redstone.

Segundo o executivo, estas inovações representam não apenas avanços teóricos, mas “uma realidade co-desenhada”, que promete tornar os jogos mais bonitos, rápidos e eficientes; e sem compromissos no desempenho.

De acordo com detalhes revelados por Mark Cerny ao Tom's Guide, os avanços feitos no Project Amethyst também vão resultar em melhorias para a PS5 Pro já no próximo ano.

Visão do futuro (e da PS6?)

Embora nenhuma referência direta à PlayStation 6 tenha sido feita, é difícil não ver o Project Amethyst como uma antevisão do que está a ser preparado para a próxima geração. Com a PS5 a meio do seu ciclo de vida, e com rumores a apontarem para uma nova consola entre 2027 e 2028, é natural que esta parceria já esteja a dar forma ao que será o coração tecnológico da PS6.

A colaboração com a AMD não é novidade — desde a PS4 que a PlayStation tem recorrido à empresa para os seus chips gráficos e processadores. Mas a aposta em inteligência artificial como motor de inovação gráfica mostra que a próxima consola pode apostar numa evolução mais “inteligente” do que apenas mais poderosa.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.