Steam Machine: quão poderosa é comparativamente à PS5 e Xbox?
- por Jorge Loureiro
- 13 de novembro, 2025
- 0
A Steam Machine foi revelada oficialmente esta semana como parte da nova família de hardware da Valve. Uma das perguntas imediatas foi: quão poderoso é este novo dispositivo da Valve e, claro, como se compara às consolas atuais – a PS5, PS5 Pro e Xbox Series X | S?
O PC Gamer foi um dos meios que teve acesso à Steam Machine e testou Cyberpunk 2077, que por sua vez correu “bastante bem” a 4K com FSR ativo, mantendo-se jogável e sem quebras significativas de framerate. Ainda assim, não foi uma experiência completamente fluida: ao reduzir a resolução para 1080p sem upscaling, o desempenho melhorou de forma visível.
De acordo com Yazan Aldehayyat, engenheiro da Valve, o objetivo da empresa é claro:
“O nosso benchmark sempre foi que a Steam Machine tenha desempenho suficiente para correr qualquer jogo da Steam a 4K e 60 FPS com algum tipo de upscaling, como o FSR da AMD.”
Ou seja, com base na experiência do PC Gamer, a promessa de 4K60 é possível, mas depende fortemente de FSR e da otimização de cada jogo. Mesmo assim, considerando o tamanho e a potência do hardware, o resultado é impressionante.
6 vezes mais poderosa do que a Steam Deck, mas...
A Valve afirma que a Steam Machine é mais de seis vezes mais poderosa que a Steam Deck, mas a comparação é apenas relativa.
A Steam Machine tem componentes semipersonalizados da AMD, com uma GPU RDNA 3 equipada com 28 Compute Units, frequência entre 2.4 e 2.5 GHz e TDP de cerca de 110–130W. Em termos práticos, isso coloca a GPU da Steam Machine entre uma RX 7400 e uma RX 7600, ou seja, um desempenho de gama média, ajustado ao consumo energético do sistema, que tem apenas 200W de fonte interna, muito abaixo dos desktops gaming tradicionais.
De acordo com o Digital Foundry, em termos de poder, a Steam Machine fica entre uma Xbox Series S e PS5 (mas mais perto da PS5, ainda que com algumas ressalvas). Ou seja, em caso de dúvidas, não vai chegar perto de uma PS5 Pro.
No entanto, apesar do poder limitado comparativamente às consolas atuais, o Digital Foundry admite que saiu da demonstração impressionante e acredita que "a Valve tem algo aqui em termos de entregar desempenho suficiente de PC Gaming e perturbar ainda mais o estrangulamento do Windows nos PCs para gaming".
Quanto vai custar a Steam Machine?
Esta é a resposta que a Valve ainda não deu... e que toda a gente está curiosa para descobrir. A Steam Machine vai chegar no início de 2026 juntamente com outros dispositivos da Valve, como o Steam Controller e Steam Frame. O preço terá que ser revelado em breve.
Vamos ficar atentos.
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Valve revela oficialmente o Steam Frame, Steam Machine e novo Steam Controller
- 12 de novembro, 2025
Arc Raiders ultrapassa os quatro milhões de cópias vendidas
- 11 de novembro, 2025
The Elder Scrolls VI é o próximo jogo da Bethesda
- 10 de novembro, 2025
Adiamento de GTA 6 pode atrasar a versão para PC até 2028
- 7 de novembro, 2025



0 Comentários
Efetua login para comentar