A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Valve revela oficialmente o Steam Frame, Steam Machine e novo Steam Controller

Steam Frame, Steam Machine, Steam Controller
Crédito da imagem: Valve

Notícia atualizada

A especulação já andava no ar, mas finalmente a Valve confirmou oficialmente algo que ultrapassou todas as expectativas. Revelou hoje uma nova família de dispositivos, composta pela Steam Frame (VR), Steam Machine (consola / PC) e o novo Steam Controller.

Chegam no início de 2026, marcando a maior expansão de hardware da empresa desde o lançamento da Steam Deck.

Com este trio, a Valve quer criar um ecossistema completo de gaming, que vai desde o portátil ao desktop e agora também à realidade virtual: tudo ligado pela mesma filosofia e sistema operativo: SteamOS.

Steam Frame: realidade virtual sem fios e sem compromissos

O Steam Frame é o novo headset VR da Valve e representa uma enorme evolução face ao Valve Index. Com lentes de 2160 x 2160 por olho, tecnologia pancake, refresh rate entre 72 e 144Hz e peso reduzido, o dispositivo aposta em conforto e desempenho.

A tecnologia de Foveated Streaming é o destaque: o headset rastreia o movimento dos olhos e renderiza com mais detalhe apenas a área em que o jogador está a olhar, oferecendo uma melhoria até 10x na qualidade de imagem e largura de banda.

Para streaming, o Steam Frame inclui um adaptador wireless dedicado de 6GHz, com duas ligações separadas – uma exclusiva para áudio e vídeo, e outra para a ligação Wi-Fi. O resultado, segundo a Valve, é uma experiência fluida e sem latência, tanto em jogos VR como em títulos tradicionais.

O headset tem ainda quatro câmaras de tracking integradas, LEDs infravermelhos para ambientes escuros e funciona de forma plug-and-play, sem necessidade de bases externas.

Steam Frame VR
Crédito da imagem: Valve

O regresso da Steam Machine

A Steam Machine está de volta e desta vez parece pronta para cumprir o que a primeira tentativa prometeu. Trata-se de um mini PC de secretária com mais de seis vezes a potência da Steam Deck, preparado para jogar em 4K a 60 FPS com suporte para FSR.

No interior, a Valve integrou um CPU e GPU AMD semi-personalizados, criados especificamente para o sistema, e o hardware vem preparado para qualquer configuração: Gigabit Ethernet, DisplayPort 1.4, HDMI 2.0, USB-C e quatro USB-A.

Estará disponível em duas versões de armazenamento — 512 GB e 2 TB, ambas com expansão via microSD. A conectividade inclui Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3 e integração direta com o novo Steam Controller, graças a um adaptador interno.

Com o SteamOS como base, a Steam Machine pretende ser uma alternativa direta a um PC gaming de secretária, mas com a simplicidade de uma consola.

Steam MachineCrédito da imagem: Valve

Novo Steam Controller:

O novo Steam Controller foi completamente redesenhado, mantendo o espírito inovador do original, mas com melhorias claras em precisão e conforto.

Agora com thumbsticks magnéticos com tecnologia TMR, o comando promete melhor resposta, sensação tátil aprimorada e durabilidade. Os sticks são ainda capacitivos, o que permite controlos por movimento e o novo modo Grip Sense: uma funcionalidade que ativa o giroscópio automaticamente quando o jogador segura o comando.

Os motores de feedback háptico também foram reformulados, com suporte para ondas complexas que prometem uma resposta mais natural e envolvente.

Um ecossistema unificado

Com a Steam Deck, a Steam Machine, o Steam Frame e o Steam Controller, a Valve está a construir uma linha completa de dispositivos interligados, todos baseados em SteamOS e no catálogo Steam.

Cada produto é pensado para um cenário diferente:

  • Steam Deck — portátil para jogar em qualquer lugar.

  • Steam Machine — desktop otimizado para o grande ecrã.

  • Steam Frame — headset VR e estação multimédia híbrida.

  • Steam Controller — o elo comum para todos.

Os preços ainda não foram revelados, mas a Valve confirmou que o lançamento da nova família Steam Hardware acontecerá no início de 2026.


Notícia original:

Finalmente já temos mais pistas do que pode ser realmente a Steam Frame. Desde o registo oficial da marca pela Valve, que as especulações não param. Agora surgiram novas imagens que voltam a acender o debate.

As fotografias, partilhadas pela Komodo Station, distribuidor oficial da Steam Deck no Japão, mostram três equipamentos: um headset de realidade virtual, um comando e uma pequena consola em formato de cubo.

O headset apresenta um design totalmente novo, com almofadas têxteis e dois comandos de realidade virtual, muito semelhantes aos usados nos dispositivos SteamVR anteriores. O comando, por sua vez, mistura o layout do Steam Controller original com o de um comando tradicional — incluindo dois joysticks e os reconhecíveis trackpads táteis da Valve (é um calhamaço).

Mas o maior mistério é, sem dúvida, o cubo negro minimalista, que parece funcionar como uma base ou mini-PC dedicado à SteamVR, levantando a hipótese de a Steam Frame ser um sistema híbrido, capaz de funcionar tanto como headset VR independente como consola de secretária.

Em setembro, o Geekinout.pt já tinha noticiado o registo da marca Steam Frame™, descrita oficialmente como “consolas de videojogos e controladores”, mas também associada, em datamines, a ficheiros do SteamVR. Esses dados reforçavam a ideia de que se tratava de um novo headset de realidade virtual.

Resta aguardar por mais informações.

(via Resetera)

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.