As vendas da Nintendo Switch 2 perderam o fôlego durante o Natal de 2025, sobretudo nos mercados ocidentais, de acordo com dados avançados pelo The Game Business esta semana.
A desaceleração surge após um lançamento histórico em junho que quebrou recordes, quando a nova consola da Nintendo se tornou a mais rapidamente vendida de sempre, com mais de 3,5 milhões de unidades comercializadas em apenas quatro dias.
Nos Estados Unidos, as vendas da Switch 2 durante o período natalício (novembro e dezembro) ficaram cerca de 35% abaixo das registadas pela Switch original no mesmo período de 2017.
No entanto, esta quebra não afetou apenas a Nintendo. De acordo com a empresa de análise e dados Circana, novembro de 2025 foi o pior mês para vendas de consolas nos EUA desde 1995 (os números de dezembro ainda não foram publicadas).
Europa com resultados mistos, França destaca-se pela negativa
No nosso território, os resultados variam conforme o país.
No Reino Unido, os dados da NielsenIQ indicam que as vendas da Switch 2 nas últimas oito semanas de 2025 ficaram 16% abaixo do desempenho da Switch original no mesmo período de 2017. Ainda assim, ao somar as vendas da Switch 1, o total de consolas Nintendo vendidas no país durante novembro e dezembro de 2025 cresceu 7% face a 2017. No acumulado do ano, a Switch 2 no Reino Unido está 6% acima do primeiro ano da Switch original, apesar de esta última ter estado à venda durante mais 14 semanas.
No entanto, na França, que historicamente era um território fortíssimo para a Nintendo, as vendas da Switch 2 em 2025 ficaram mais de 30% abaixo do primeiro ano da Switch original, tornando o Reino Unido um mercado maior do que França para a nova consola no ano passado
Um responsável sénior da Nintendo apontou um “contexto económico complicado”, preços mais elevados e a ausência de um grande exclusivo ocidental no período natalício como fatores que dificultaram a comparação com o lançamento da Switch original, sublinhando ainda assim o orgulho nos resultados alcançados “num ano desafiante”.
Japão resiste melhor à tendência
No Japão, onde a Nintendo joga em casa, a Switch 2 teve um desempenho mais sólido.
De acordo com dados da Famitsu, foram vendidas 1,32 milhões de unidades nas últimas nove semanas de 2025, uma ligeira descida de 5,5% face às 1,39 milhões de unidades vendidas pela Switch original no mesmo período de 2017.
Ainda assim, no balanço anual, a Switch 2 no Japão apresentou um crescimento de 11% face ao primeiro ano da Switch original, apesar desta ter estado à venda durante mais tempo. A Nintendo beneficia aqui de uma proposta mais forte no mercado japonês, incluindo uma versão mais barata da consola, exclusiva do país, e um catálogo mais alinhado com os gostos locais. Um dos destaques foi Kirby Air Riders, que já ultrapassou as 420 mil unidades vendidas em formato físico.
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Metroid Prime 4: Beyond (análise) | Valeu esperar 18 anos?
- 5 de janeiro, 2026
Phasmophobia chega à Nintendo Switch 2 em 2026
- 12 de dezembro, 2025



0 Comentários
Efetua login para comentar