Efeito Trump? Take-Two altera referências a diversidade e LGBTQ+ nos seus relatórios anuais
- por Jorge Loureiro
- 23 de maio, 2025
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A Take-Two Interactive, editora de pesos pesados como Grand Theft Auto, NBA 2K e Borderlands, decidiu apagar qualquer referência a “diversidade e inclusão” do seu mais recente relatório anual para investidores.
O documento, entregue esta semana à SEC (Securities and Exchange Commission), inclui ainda outra mudança curiosa: desapareceu também da lista de conquistas a menção aos prémios que a empresa recebeu pelo apoio à comunidade LGBTQ+.
As alterações constam do relatório 10K referente ao ano fiscal de 2025 e são, no mínimo, difíceis de ignorar.
O segmento que anteriormente se intitulava “Diversity, Equity, and Inclusion” foi rebatizado como “Community & Engagement”. E onde antes se lia que a Take-Two acreditava que “equipas diversas são mais valiosas e eficazes”, agora afirma-se que “a diversidade de pensamento impulsiona a inovação”.
A empresa não comentou publicamente as mudanças, mesmo depois de ter sido questionada pelo Game File. No entanto, o novo tom é evidente. A lista de distinções que a editora costuma exibir com orgulho foi também encurtada, excluindo, por exemplo, uma menção honrosa atribuída pela Gay Gaming Professionals.
Estas alterações não surgem no vazio.
Desde março, as autoridades norte-americanas têm aumentado o escrutínio sobre políticas DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), com o Departamento de Justiça e a Comissão de Igualdade de Oportunidades a apontarem que certas práticas de inclusão podem ser consideradas ilegais se levarem em conta características como género ou etnia na tomada de decisões de emprego.
Com esta mudança no discurso, a Take-Two parece alinhar-se com uma nova tendência corporativa: manter um perfil mais neutro e evitar ser apanhada no fogo cruzado político que a administração de Donald Trump está a conduzir.
Mas a questão permanece: até que ponto esta mudança vai influenciar a cultura interna de uma das maiores editoras do mundo dos videojogos?
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
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