Faleceu Filipe Duarte Pina, um dos nomes mais importantes da história dos videojogos portugueses
- por Jorge Loureiro
- 24 de julho, 2025
- 0

Filipe Duarte Pina, uma das caras mais conhecidas do desenvolvimento de videojogos em Portugal, morreu esta quinta-feira, 24 de julho, aos 46 anos, vítima de doença oncológica. A notícia foi confirmada à Lusa pelo desenhador Filipe Andrade, com quem trabalhou em vários projetos de banda desenhada
Pina deixa um legado sólido tanto na BD como no mundo dos videojogos, onde atuou como designer, produtor, argumentista e até professor. Cofundador dos estúdios Nerd Monkeys e Seed Studios, foi uma das vozes mais ativas na profissionalização do desenvolvimento de jogos em Portugal.
Um dos seus marcos mais conhecidos foi Under Siege (2011), o primeiro jogo português para a PlayStation, lançado em mais de 60 países e traduzido em seis idiomas. Um feito histórico para o nosso país.
Mas o trabalho de Filipe não se ficou por aí. Em 2013, lançou Inspector Zé e Robot Palhaço em: Crime no Hotel Lisboa, uma aventura gráfica com inspiração na cultura portuguesa, cheia de humor e charme retro. Mais tarde, esteve também ligado à sequela, chamada Inspector Zé e Robot Palhaço em: O Assassino do Intercidades.
Para além da vertente interativa, Filipe Duarte Pina também se destacou na banda desenhada portuguesa, tendo colaborado com artistas como Filipe Andrade (BRK, Analepse, Saudade) e Osvaldo Medina (Macho-Alfa). Estava previsto o lançamento do quarto volume desta última série para o outono, coincidindo com o festival AmadoraBD.
Foi ainda professor e mentor para novas gerações de criadores, com passagem por instituições como a ESAD das Caldas da Rainha, ETIC e IADE, onde ajudou a fundar uma pós-graduação em design de videojogos.
O velório de Filipe Duarte Pina realiza-se esta sexta-feira na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção, em Almada. O funeral terá lugar no sábado, no Cemitério do Feijó.
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Sony investe na Bandai Namco e aposta no universo do anime e manga
- 24 de julho, 2025
Morre Julian Lefay, “Pai de The Elder Scrolls” e lenda dos RPGs
- 23 de julho, 2025
The Outer Worlds 2 afinal vai custar 69,99 euros; Xbox ouviu as críticas
- 23 de julho, 2025
0 Comentários
Efetua login para comentar