Nintendo consulta jogadores japoneses sobre a polémica dos Game Key Cards da Switch 2
- por Rita Vieira
- 14 de julho, 2025
- 0

A Nintendo iniciou no Japão um inquérito para jogadores de forma a entender a recepção dos chamados Game Key Cards, um novo formato físico adotado na Switch 2.
Diferente dos cartuchos tradicionais, estes cartões não armazenam os dados do jogo e funcionam apenas como uma chave de ativação digital, exigindo que o jogador baixe todo o conteúdo pela internet. Embora permitam a revenda e o funcionamento noutras consolas (desde que o cartão esteja inserido), muitos utilizadores consideram-nos pouco práticos, já que perdem as principais vantagens do formato físico.
O inquérito, revelado pelo site japonês SwitchSoku, questiona os utilizadores sobre o quanto conhecem o sistema dos Game Key Cards e se influência as várias decisões de compra. Os participantes são questionados, por exemplo, se sabiam que o cartão exige conexão com a internet para baixar o jogo e espaço livre no armazenamento interno ou cartão microSD. Além disso, a Nintendo quer saber se os jogadores preferem este novo formato físico ou a versão digital dos mesmos títulos.
Apesar de oferecer uma certa flexibilidade em comparação ao modelo 100% digital, o formato tem vindo a receber duras críticas. Os conservadores e produtores alertam que os Game Key Cards não contribuem para a conservação de jogos a longo prazo. Stephen Kick, CEO da Nightdive Studios, classificou a decisão da Nintendo como “desanimadora”, considerando o histórico da empresa com formato físico. Já Alex Hutchinson, diretor de Far Cry 4 e Assassin’s Creed 3, declarou que "odeia" o sistema, afirmando que retira parte da magia da troca e da posse real dos jogos.
A maioria dos títulos third-party lançados para a Switch 2 até agora utiliza este formato, possivelmente devido à limitação de produção onde apenas cartões de 64GB estão disponíveis para os produtores. Com a repercussão crescente e este inquérito, a Nintendo parece estar à procura de entender melhor a aceitação do público.
Agora resta saber se a opinião dos jogadores influenciará mudanças na política da empresa.
Tags:
Rita Vieira
A Rita adora jogos de tiros competitivos como Rainbow Six Siege e Fortnite. Joga tanto que os comandos não lhe duram e precisa de comprar novos regularmente. Também dá uns toques em Minecraft ocasionalmente.
Outros artigos
NBA 2K26 confirmado para setembro; confere as várias edições e preços
- 10 de julho, 2025
Nintendo confirma fim do serviço Game Voucher para a Switch em 2026
- 10 de julho, 2025
0 Comentários
Efetua login para comentar