Silent Hill F enfrenta problemas de imagem na PS5 Pro
- por Jorge Loureiro
- 23 de setembro, 2025
- 0

Silent Hill F, que chega às lojas esta semana, já foi alvo de uma análise técnica pelos especialistas do Digital Foundry. Apesar das análises altamente positivas que o jogo tem vindo a receber, apresenta problemas na PS5 Pro.
Na PS5 base, o desempenho do jogo é descrito como sólido, embora com stutters ocasionais. Além disso, o jogo apresenta dois modos gráficos: qualidade e desempenho.
Modo Performance: corre a 1080p internos com reconstrução de imagem via TSR, oferecendo 60fps estáveis, embora com ocasionais stutters em áreas abertas da cidade.
Modo Qualidade: sobe para os 1440p internos, sacrificando fluidez para um visual mais nítido, mas ainda assim mantendo-se sólido nos 30fps.
De forma geral, o jogo é descrito como um dos lançamentos mais polidos da saga, com destaque para a atmosfera em névoa, os detalhes de combate e cinemáticas impressionantes.
Os problemas da PS5 Pro
O maior problema surge na PS5 Pro, onde a Konami optou por consolidar os modos num único perfil “melhorado” com PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) a 60fps.
Segundo o Digital Foundry, esta decisão resulta em:
Artefactos visuais constantes, com ruído e efeitos de strobe em vegetação e detritos;
Problemas de interação entre o PSSR e o Lumen GI, agravando inconsistências gráficas;
Qualidade de imagem próxima do modo Qualidade da PS5 base, mas sem os benefícios esperados da nova consola.
Em termos de desempenho, a PS5 Pro mantém os 60fps, mas sem ganhos significativos em resolução ou estabilidade face ao modelo base.
O Digital Foundry destaca que Silent Hill F é, no geral, mais bem-sucedido do que o Silent Hill 2 Remake, lançado em 2024, sobretudo pela maior consistência de desempenho e pela arte mais marcante. Contudo, tal como aconteceu com outros jogos recentes, a implementação inicial do PSSR mostra-se problemática, levando à esperança de que a Konami siga o exemplo da Bloober Team, que abandonou a tecnologia em atualizações posteriores.
No estado atual, a versão de PS5 base é a mais equilibrada, oferecendo uma experiência sólida e envolvente.
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Sobre
Outros artigos
Silent Hill F dura entre 12 a 13 horas
- 17 de setembro, 2025
Primeira review de Silent Hill F surge no Reddit e dá ao jogo 9.5/10
- 16 de setembro, 2025
0 Comentários
Efetua login para comentar