Filme de Until Dawn ignora criadores do jogo original e gera polémica
- por Jorge Loureiro
- 28 de abril, 2025
- 0
O filme de Until Dawn, que estreou esta semana nos cinemas portugueses, trouxe mais do que sustos: trouxe também polémica.
Kim MacAskill, ex-diretora narrativa da Sony Interactive Entertainment, veio a público criticar a ausência de crédito aos produtores que criaram o jogo original da Supermassive Games, lançado para a PS4 em 2015.
Através de um post no LinkedIn, MacAskill acusou a PlayStation de apagar por completo o nome dos criadores do jogo, enquanto o filme — realizado por David F. Sandberg — credita devidamente todos os novos envolvidos, desde o realizador aos argumentistas. "Em vez de mencionarem os produtores. que criaram este jogo icónico, embrulharam tudo como ‘baseado num jogo da Sony’", escreveu a autora.
MacAskill, que já tinha enfrentado problemas semelhantes no passado com uma IP criada enquanto trabalhava para a PlayStation, desabafou:
“Eles passaram anos a partir a cabeça para criar algo incrível e o mundo MERECE saber os seus nomes... Em vez disso: nenhum crédito. Nenhum agradecimento. Nenhuma honra.”
A indignação não ficou por aqui. MacAskill também acusa a Sony de hipocrisia e tratamento desigual, dando o exemplo da adaptação de The Last of Us, que menciona sempre Neil Druckmann, o diretor do jogo, nos créditos.
Até agora, a PlayStation não comentou publicamente as críticas.
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Paramount despede cerca de mil trabalhadores após fusão com a Skydance Media
- 30 de outubro, 2025
As novidades da HBO Max para novembro de 2025 — séries, filmes e desporto
- 29 de outubro, 2025
Chainsaw Man Reze Arc tem cena pós-creditos? Eis a resposta
- 22 de outubro, 2025
HBO Max volta a aumentar preços e a Europa não escapa
- 21 de outubro, 2025



0 Comentários
Efetua login para comentar