Mafia The Old Country larga o mundo aberto e passa a ser um jogo linear
- por Jorge Loureiro
- 8 de maio, 2025
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Se estás à espera de GTA VI e o tempo parece não passar, a 2K e a Hangar 13 podem ter exatamente aquilo que precisas para matar o vício: um jogo de crime organizado, brutal, cinemático — e desta vez, linear.
Mafia: The Old Country recebeu hoje um novo trailer de jogabilidade, e a revelação mais surpreendente não está nos tiroteios, nas perseguições ou nos cenários sicilianos do início do século XX. Está no próprio formato do jogo: não será mundo aberto. Ao contrário dos anteriores títulos da série, a nova entrada será uma experiência focada, linear e guiada pela narrativa.
Segundo Nick Baynes, presidente da Hangar 13, esta abordagem mais contida permite criar “uma história crua, emocional, brutal e com os pés bem assentes na terra”. Uma mudança clara de filosofia para um estúdio que já esteve mais próximo do molde sandbox de GTA.
O presidente da 2K, David Ismailer, reforça a ideia, explicando que existe “um grande público para histórias envolventes que não exigem compromissos de tempo massivos”. Mafia: The Old Country foi pensado como um jogo que complementa os “jogos persistentes” que consomem dezenas (ou centenas) de horas. Ou seja, é o jogo ideal para jogar entre outros gigantes — como GTA VI, por exemplo.
No trailer, vemos o protagonista Enzo Favara a jurar lealdade à família Torrisi, subir na hierarquia do crime e abrir caminho a tiro por uma Sicília do início dos anos 1900, recriada com atenção ao detalhe e atmosfera. A jogabilidade mantém o ADN da série: coberturas, ação pesada, e um foco claro na narrativa.
A cereja no topo? O preço. Mafia: The Old Country será vendido a 49,99 euros (com uma edição Deluxe a 59,99), valor abaixo do habitual para jogos AAA em 2025 — o que reforça a ideia de uma experiência mais contida e acessível.
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
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