A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Nvidia e AMD garantem regresso à China e afastam aumentos no preço das gráficas na Europa e EUA

NVDIA AMD Logos
Crédito da imagem: Nvidia / AMD

A Nvidia e a AMD chegaram a um acordo inédito com o governo dos Estados Unidos que lhes permite retomar a venda de chips de inteligência artificial ao mercado chinês. Segundo a BBC, ambas as empresas irão entregar 15% das receitas obtidas na China com estes produtos à administração norte-americana em troca das licenças de exportação.

No caso da Nvidia, o acordo envolve o H20, um chip criado especificamente para contornar restrições impostas em 2023 e direcionado ao mercado chinês. Baseado na arquitetura Hopper, o H20 foi desenhado para manter um elevado desempenho em tarefas de IA, mas com ajustes para cumprir as limitações de potência impostas pelos EUA. Apesar de ter sido pensado para fins civis, especialistas em segurança alertam que também pode ser usado para aplicações militares, como sistemas autónomos e plataformas de vigilância.

Para os consumidores na Europa e nos EUA, a boa notícia é que este entendimento não deverá ter qualquer impacto nos preços das placas gráficas gaming, já que o acordo diz respeito a modelos específicos para a China e não aos chips mais procurados para PC e consolas.

O regresso das vendas acontece num momento de alívio nas tensões comerciais entre Washington e Pequim. Nos últimos meses, a China reduziu restrições à exportação de terras raras, enquanto os EUA aliviaram barreiras a empresas de software de design de chips a operar em território chinês.

A expectativa é que o mercado chinês volte a representar uma fatia importante das receitas das duas tecnológicas, mas à custa de uma comissão que, segundo analistas, é “sem precedentes” e reflete o elevado custo de acesso a este mercado num contexto geopolítico sensível.

Fonte: BBC

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.