
Após terem desenvolvido os dois primeiros títulos da franquia Little Nightmare, os membros do Tarsier Studios tiveram que mudar de estratégia após serem adquiridos pelo Embracer Group, trazendo consigo o foco em criar novos IPS. Não fugindo muito ao conceito que lhes trouxe grande sucesso, Reanimal acaba por ser um título que aproveita o ADN das suas prévias aventuras, trazendo um novo mundo cheio de cenários arrepiantes e criaturas assustadoras para o jogador explorar.
Nesta demonstração disponibilizada no Next Fest da Steam, temos acesso aos momentos iniciais desta nova jornada. Protagonizada por dois misteriosos irmãos com máscaras baseadas em animais que lhes cobrem completamente a cara, Reanimal envolve elementos cooperativos entre as duas personagens jogáveis, podendo ser jogado com alguém localmente, online ou com um NPC controlado artificialmente, tendo eu explorado a secção disponível na demo com a minha namorada lado a lado.
Imagem capturada por Geekinout.pt
Neste misterioso novo mundo, as personagens jogáveis são dois irmãos e ambos terão a tarefa de progredir no seu percurso ao transcender vários tipos de obstáculos. Encontrando chaves escondidas, atravessando secções que envolvem imensa entreajuda entre os protagonistas e também sobrevivendo à perseguição de um inimigo gigante que nos procura sem escrúpulos, este jogo manteve um bom ritmo, dividindo-se entre a ação e a exploração, deixando algumas das soluções à responsabilidade da mente criativa dos jogadores, sem estar num processo constante de dar a mão ao longo da demonstração.
Com máscaras para descobrir e recantos opcionais para revirar, a exploração além do caminho principal depende do sentido de curiosidade de cada um. No meu caso, acabei por descobrir a solução para portas fechadas à chave ou botões que precisavam de ser ativados antes de sequer saber que ia precisar delas, devido ao facto de estar ativamente a tentar ver os caminhos secundários para ver o que escondiam antes de progredir.
Imagem capturada por Geekinout.pt
Para mim, além da jogabilidade em si que pareceu cativante e um estilo visual forte, o que mais gostei de ver é a inclusão de cooperação local. Apesar de sofrer de momentos em que a câmara tornava impossível ver ambas as personagens, caso eu e a minha namorada nos separássemos ao explorar, a implementação de tudo o resto pareceu boa, ainda que um pouco simples. Não chegando ao nível de gozo que tivemos este ano ao jogar Split Fiction, ainda que esse seja um patamar difícil de alcançar, esta parece uma experiência bem sólida e que estará no nosso radar aquando do lançamento para jogarmos em conjunto.
Para testar Reanimal, utilizei a Steam Deck para correr o jogo em modo Docked e os resultados… não foram muito inspiradores. Rodando com uma mistura de settings entre o Low e o Medium, tive que prender os FPS a 30 para evitar grandes flutuações e, mesmo assim, eram várias a instâncias em que estes baixavam para os 20s. Visualmente, o jogo pareceu-me bastante afetado pelas minhas escolhas gráficas e, por isso mesmo, nem tentei experimentar o modo com tudo em Low, acabando mesmo assim por não oferecer uma qualidade de imagem nada favorável num ecrã grande. Numa passagem pelo jogo aquando do seu lançamento, a não ser que algum trabalho de otimização seja feito, não o recomendo caso seja para rodar de forma exclusiva no dispositivo da Valve.
No geral, se procuras uma aventura cooperativa com elementos mais assustadores e intensos, Reanimal parece ser uma boa oferta e a demonstração oferecida no Next Fest da Steam é sem dúvida uma boa degustação do que está aí para vir. Ainda sem data de lançamento ou preço associado, resta aos fãs do estúdio aguardar ansiosamente pelo prato completo e para saber se o resto da jornada vai valer a espera.
Pedro Gomes
Um verdadeiro amante de videojogos desde muito cedo e sendo o seu hobby preferido sempre, o Pedro tenta agora, como um adulto irresponsável, arranjar tempo para uma jogatana quando os seus dois demónios peludos favoritos o permitem.
Outros artigos
Alerta jogo gratuito: Darkenstein 3D é um tributo brutal a Wolfenstein e Doom
- 21 de outubro, 2025
Constance (antevisão) | Um metroidvania colorido e bastante promissor
- 17 de outubro, 2025
Marvel Rivals anuncia modo PvE “Zombie Mode” inspirado em Marvel Zombies
- 17 de outubro, 2025
0 Comentários
Efetua login para comentar