A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Silent Hill F enfrenta problemas de imagem na PS5 Pro

Silent Hill F PS5 Pro
Crédito da imagem: Konami

Silent Hill F, que chega às lojas esta semana, já foi alvo de uma análise técnica pelos especialistas do Digital Foundry. Apesar das análises altamente positivas que o jogo tem vindo a receber, apresenta problemas na PS5 Pro.

Na PS5 base, o desempenho do jogo é descrito como sólido, embora com stutters ocasionais. Além disso, o jogo apresenta dois modos gráficos: qualidade e desempenho.

  • Modo Performance: corre a 1080p internos com reconstrução de imagem via TSR, oferecendo 60fps estáveis, embora com ocasionais stutters em áreas abertas da cidade.

  • Modo Qualidade: sobe para os 1440p internos, sacrificando fluidez para um visual mais nítido, mas ainda assim mantendo-se sólido nos 30fps.

De forma geral, o jogo é descrito como um dos lançamentos mais polidos da saga, com destaque para a atmosfera em névoa, os detalhes de combate e cinemáticas impressionantes.

Os problemas da PS5 Pro

O maior problema surge na PS5 Pro, onde a Konami optou por consolidar os modos num único perfil “melhorado” com PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) a 60fps.

Segundo o Digital Foundry, esta decisão resulta em:

  • Artefactos visuais constantes, com ruído e efeitos de strobe em vegetação e detritos;

  • Problemas de interação entre o PSSR e o Lumen GI, agravando inconsistências gráficas;

  • Qualidade de imagem próxima do modo Qualidade da PS5 base, mas sem os benefícios esperados da nova consola.

  • Em termos de desempenho, a PS5 Pro mantém os 60fps, mas sem ganhos significativos em resolução ou estabilidade face ao modelo base.

O Digital Foundry destaca que Silent Hill F é, no geral, mais bem-sucedido do que o Silent Hill 2 Remake, lançado em 2024, sobretudo pela maior consistência de desempenho e pela arte mais marcante. Contudo, tal como aconteceu com outros jogos recentes, a implementação inicial do PSSR mostra-se problemática, levando à esperança de que a Konami siga o exemplo da Bloober Team, que abandonou a tecnologia em atualizações posteriores.

No estado atual, a versão de PS5 base é a mais equilibrada, oferecendo uma experiência sólida e envolvente.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.