Stop Killing Games: Faltam 200 mil assinaturas para proteger jogos digitais na Europa
- por Jorge Loureiro
- 2 de julho, 2025
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A preservação digital dos videojogos e os direitos dos consumidores estão em risco e os jogadores da União Europeia têm agora uma oportunidade concreta para fazer a diferença. Está atualmente em curso uma Iniciativa de Cidadania Europeia que pretende obrigar as editoras a manter os seus jogos num estado funcional, mesmo após o fim do suporte oficial. Mas o tempo está a esgotar-se.
A iniciativa já reuniu mais de 800 mil assinaturas, mas precisa de um milhão até ao final de julho de 2025 para ser considerada válida pela Comissão Europeia. Faltam, por isso, cerca de 200 mil assinaturas, e cada voto conta.
Do que se trata esta proposta?
A proposta não exige que as editoras continuem a dar suporte técnico ou a fornecer servidores para jogos antigos.
O que pretende é algo mais simples e justo: que as editoras não desativem remotamente jogos comprados pelos consumidores, sem oferecer uma forma razoável de os manter funcionais. Em outras palavras, se o jogo deixar de ser vendido, atualizado ou servidores forem desligados, que continue, pelo menos, jogável.
Este pedido está em linha com preocupações crescentes sobre a obsolescência digital e a perda permanente de obras culturais interativas, especialmente com o aumento dos jogos dependentes de servidores e DRM online.
Se aprovada, esta iniciativa poderá representar um passo histórico na defesa dos direitos dos consumidores e na preservação do património digital europeu. Num cenário onde cada vez mais jogos são distribuídos exclusivamente de forma digital, os riscos de perder acesso a títulos comprados aumentam. Esta ação é um alerta claro: o que compramos digitalmente não pode desaparecer de um dia para o outro.
Todos os jogadores deviam votar
A iniciativa está aberta a qualquer cidadão europeu com idade para votar. O processo de assinatura é simples e pode ser feito online através do site oficial da Comissão Europeia:
Com o prazo a aproximar-se do fim, esta é a altura certa para agir.
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Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
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