A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Valve adia preços e datas da Steam Machine devido a escassez de componentes

Steam Machine data preço
Crédito da imagem: Valve

A Valve revelou novidades sobre os seus próximos dispositivos de hardware – a Steam Machine, o Steam Frame e o novo Steam Controller – mas não é exatamente aquilo que os fãs estavam à espera.

Quando revelou estes dispositivos em novembro, a Valve tinha prometido revelar informações concretas sobre preços e disponibilidade no início de 2026. Já estamos em fevereiro... e até agora nada.

Por isso, a Valve foi agora obrigada a esclarecer que a atual crise global de componentes está a obrigar a empresa a rever datas de lançamento e preços.

A disponibilidade limitada e o aumento dos preços destes componentes críticos significam que temos de reavaliar o nosso calendário de envio e a estrutura de preços, especialmente no caso da Steam Machine e do Steam Frame”, explica a Valve no comunicado.

Apesar destes constrangimentos, a empresa garante que o objetivo de lançar os três produtos durante a primeira metade do ano ainda se mantém. Todavia, a Valve afirma que precisa de mais tempo para definir datas e preços que possam ser anunciados com confiança, tendo em conta a volatilidade atual do mercado.

"Vamos continuar a manter a comunidade informada à medida que finalizamos estes planos, assim que possível”, acrescenta a empresa, sublinhando que as circunstâncias podem mudar rapidamente.

Este novo adiamento mostra o impacto direto da crise de hardware que continua a afetar a indústria tecnológica, provocada pela corrida aos centros de dados para sustentar a inteligência artificial.

E agora... os gamers é que pagam.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.