Xbox muda de planos: consola portátil fica em espera, prioridade agora é melhorar Windows 11 em dispositivos como o ROG Ally
- por Jorge Loureiro
- 30 de maio, 2025
- 0
A Microsoft voltou a ajustar os seus planos para o futuro do hardware Xbox, e a tão falada consola portátil da marca vai afinal demorar mais do que o previsto.
Segundo nova informação avançada por fontes próximas da empresa (via Windows Central), a prioridade da Microsoft passou agora a ser o desempenho do Windows 11 em dispositivos portáteis de terceiros, como o Project Kennan, desenvolvido em parceria com a ASUS.
A ideia é otimizar a experiência de jogo no Windows, tornando-a mais competitiva face a sistemas como o SteamOS, que oferece melhor performance em dispositivos semelhantes.
Apesar desta mudança de foco, a Microsoft não abandonou os planos de criar uma consola portátil Xbox. A empresa continua a investir em tecnologia própria para esse propósito, mas, para já, decidiu alocar recursos para apoiar fabricantes parceiros (OEM) em vez de desenvolver já o seu próprio hardware.
Ao que tudo indica, o protótipo da consola Xbox portátil seria um dispositivo nativo com suporte para jogos Xbox completos, e não apenas um PC portátil com Windows. Mas esse conceito vai agora ficar em segundo plano, pelo menos enquanto a Microsoft aposta no crescimento da sua presença através de parcerias com marcas como a ASUS.
Este realinhamento não resultou em despedimentos, mas representa um desvio de estratégia que acompanha também o desenvolvimento de novos sistemas de cloud gaming dentro da empresa. Os testes internos já começaram em Redmond, e o objetivo é reduzir a latência da cloud Xbox ao nível da NVIDIA GeForce Now, que continua a liderar em performance e integração com Game Pass.
A Microsoft também tinha um projeto chamado Hobart, uma consola mini focada apenas em cloud gaming, mas esse foi cancelado anteriormente — reforçando a ideia de que a empresa está agora a afinar cuidadosamente onde investe os seus recursos.
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Criador de DayZ critica Valve por monetização baseada em azar
- 28 de outubro, 2025
A próxima Xbox vai ser basicamente um PC, mas ao menos o online será gratuito
- 28 de outubro, 2025
Phil Spencer esclarece futuro de Forza Motorsport após rumores de cancelamento
- 28 de outubro, 2025
Sim, Halo está finalmente a caminho da PS5 (e em Unreal Engine 5)
- 24 de outubro, 2025



0 Comentários
Efetua login para comentar