A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Apple acelera óculos inteligentes e pausa versão mais leve do Vision Pro

Apple Glasses
Crédito da imagem: Meta

A Apple está a acelerar o desenvolvimento dos seus primeiros óculos inteligentes, ao mesmo tempo que suspendeu os planos para lançar uma versão mais leve do Vision Pro. A informação foi avançada pela Bloomberg, que revela ainda que a empresa tem pelo menos dois modelos diferentes em preparação.

Dois modelos em desenvolvimento

Segundo a Bloomberg, a Apple está a trabalhar em:

  • Óculos sem ecrã, que poderão ser revelados já em 2026 e lançados em 2027.

  • Óculos com ecrã integrado, inicialmente previstos para 2028, mas cujo desenvolvimento está agora a ser acelerado.

Tal como os modelos da Meta (desenvolvidos em parceria com a Ray-Ban e Oakley), os óculos da Apple terão colunas, câmaras, diferentes estilos de design e irão depender fortemente de interação por voz e inteligência artificial. A empresa também está a desenvolver um chip dedicado especificamente para esta linha de dispositivos.

O movimento coloca a Apple a concorrer diretamente com a Meta, que já anunciou recentemente a segunda geração dos Ray-Ban Meta Glasses com maior autonomia, além de novos modelos para atletas e os Ray-Ban Display Glasses, que incluem um ecrã integrado numa das lentes.

Vision Pro perde prioridade

Com este foco nos óculos inteligentes, a Apple terá retirado recursos do desenvolvimento de uma versão mais leve do Vision Pro, que estava a ser considerada para 2027. Em vez disso, a empresa está a preparar apenas um refresh modesto do Vision Pro original, que poderá chegar ainda este ano.

As vendas do dispositivo, lançado em 2024, ficaram abaixo das expectativas da Apple. Apesar de ter gerado grande curiosidade inicial, o preço elevado (custa no mínimo $3499) e a falta de aplicações de peso limitaram a adoção do headset de realidade mista.

O investimento reforçado nos óculos inteligentes mostra que a Apple está disposta a ajustar a sua estratégia no segmento de realidade aumentada e wearables, posicionando-se num mercado onde a Meta já conquistou uma presença sólida. Resta perceber se os óculos da Apple conseguirão repetir o impacto cultural que os seus dispositivos móveis tiveram, ou se vão enfrentar as mesmas barreiras de adoção que afetaram o Vision Pro.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.