Bungie admite que arte de Marathon foi roubada por ex-funcionário — promete "fazer o que está certo"
- por Jorge Loureiro
- 16 de maio, 2025
- 0

Depois de ser acusada publicamente por uma artista de ter usado arte sua sem autorização em Marathon, a Bungie confirmou o pior: a arte foi mesmo “roubada” por um antigo funcionário do estúdio.
A artista Fern, conhecida pelo seu trabalho visual sob o nome Antireal, partilhou no dia 15 de maio várias imagens comparativas entre obras suas criadas em 2017 e elementos visuais presentes na Alpha de Marathon. Alguns desses elementos incluíam até referências diretas a um artista musical com quem Fern colaborou, e que nada tem a ver com o universo do jogo.
“Claramente o meu trabalho era bom o suficiente para ser saqueado e espalhado pelo jogo sem pagamento ou crédito,” escreveu Fern, denunciando ainda que não tem recursos para processar uma empresa como a Bungie.
the Marathon alpha released recently and its environments are covered with assets lifted from poster designs i made in 2017.@Bungie @josephacross pic.twitter.com/0Csbo48Jgb
— N² (@4nt1r34l) May 15, 2025
O caso rapidamente ganhou tração nas redes sociais — e levou a Bungie a reagir com uma declaração oficial:
“Confirmámos que um ex-artista da Bungie incluiu materiais não autorizados numa folha de texturas usada em Marathon. Isto era desconhecido da equipa atual de arte,” afirmou o estúdio. “Contactámos a artista e estamos comprometidos em fazer o que está certo.”
This issue was unknown by our existing art team, and we are still reviewing how this oversight occurred.
— MarathonDevTeam (@MarathonDevTeam) May 16, 2025
We take matters like this very seriously. We have reached out to @4nt1r34l to discuss this issue and are committed to do right by the artist.
Este não é o primeiro caso em que a Bungie é acusada de reutilizar arte sem permissão. O estúdio promete agora revisar os seus processos internos para evitar casos semelhantes no futuro.
Para já, resta saber que tipo de compensação será oferecida à artista afetada.
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Sobre
Outros artigos
Marathon não vai ser F2P, mas também não vai custar 79 euros
- 14 de abril, 2025
Marathon da Bungie está vivo! Revelado como vai funcionar o jogo
- 28 de outubro, 2024
Marathon da Bungie tem um novo director há 9 meses e ninguém sabia
- 20 de março, 2024
0 Comentários
Efetua login para comentar