A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

ROG Xbox Ally X e Nintendo Switch 2 entre as melhores invenções de 2025, segundo a TIME

ROG Ally Xbox
Imagem editada por Geekinout.pt

A prestigiada revista TIME revelou a lista anual das Melhores Invenções de 2025, e duas consolas de videojogos estão em destaque: a Nintendo Switch 2 e a ROG Xbox Ally X, consideradas marcos no avanço da jogabilidade portátil na categoria de gaming e entretenimento.

A nova Nintendo Switch 2 foi descrita como uma verdadeira redefinição das regras do gaming portátil. Equipada com o chip Nvidia Tegra T239, suporte para ray tracing e DLSS, o modelo é capaz de correr jogos a 4K na televisão e a 1080p/120Hz no modo portátil — com um ecrã HDR de 7,9 polegadas que elimina o flicker durante as sessões mais intensas. A consola vendeu 3,5 milhões de unidades na sua primeira semana, tornando-se o lançamento mais rápido da história da Nintendo.

Já a ROG Xbox Ally X surge como a resposta da Microsoft e da ASUS ao crescente interesse pelo gaming em movimento. Com Windows 11, o dispositivo permite jogar títulos do Xbox Game Pass e de outras plataformas, incluindo Steam e Epic Games Store. Jason Beaumont, vice-presidente de experiências Xbox na Microsoft, explicou que o objetivo foi simples: “Queríamos que os jogadores pudessem jogar o que quisessem, onde quisessem.”

Com o reconhecimento da TIME, tanto a Nintendo como a Microsoft reforçam a tendência que tem marcado 2025: a fusão entre poder e portabilidade. Dito isto, tanto as consolas tradicionais não devem desaparecer tão cedo. Tanto a Microsoft como a PlayStation estão atualmente a preparar a próxima geração (PS6 e Xbox Magnus) e tudo indica que serão consolas para estar debaixo do móvel da televisão.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.