A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Novo Fable chega no outono e marca um novo começo para a série

Fable Playground Games Data
Crédito da imagem: Microsoft

O aguardado regresso de Fable já tem janela de lançamento confirmada. A nova entrada na clássica série de RPG vai chegar no outono, trazendo uma abordagem renovada ao universo de Albion e assumindo-se como um verdadeiro novo começo para a franquia.

Desenvolvido pela Playground Games, estúdio conhecido pelo trabalho em Forza Horizon, o novo Fable foi apresentado de forma mais aprofundada durante o mais recente Developer_Direct. O jogo está confirmado para Xbox Series X|S, PC, Xbox Cloud Gaming, Steam e Game Pass Ultimate no dia de lançamento, com chegada posterior à PlayStation 5.

Um reboot pensado como “novo começo”

Ao contrário de uma continuação direta, Fable foi concebido como um reboot. A equipa optou por não se prender à linha temporal, personagens ou eventos dos jogos originais, garantindo liberdade criativa para reconstruir Albion e contar uma nova história. Ainda assim, a inspiração na trilogia clássica é clara, tanto no tom como na identidade da série.

O jogo mantém aquilo que define Fable desde a sua origem: uma abordagem de conto de fadas em vez de fantasia épica tradicional, humor britânico assumido e um forte foco em escolhas e consequências. O objetivo é permitir que cada jogador construa o seu próprio herói (ou anti-herói) e viva com o impacto das decisões tomadas.

Um mundo aberto verdadeiramente livre

Em termos de estrutura, Fable aposta num mundo aberto que pode ser explorado livremente desde os primeiros momentos. Após uma introdução que começa na infância da personagem principal, o jogo dá total liberdade para explorar Albion sem barreiras artificiais ou zonas bloqueadas por nível.

A narrativa principal existe e tem peso emocional, mas não impõe urgência constante, permitindo aos jogadores afastarem-se da história para explorar, trabalhar, estabelecer relações ou simplesmente viver naquele mundo. Esta filosofia estende-se também à progressão, que foi desenhada para acomodar diferentes estilos de jogo.

Para além destas novidades, também foi revelado um teaser da jogabilidade.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.