Produtor de Clair Obscur: Expedition 33 vem a Portugal falar sobre a importância do som nos videojogos
- por Jorge Loureiro
- 20 de outubro, 2025
- 0

O designer de som e compositor Raphaël Joffres, Audio Lead da Sandfall Interactive e responsável pela sonoridade de Clair Obscur: Expedition 33, vai estar em Portugal para participar na DevGAMM Lisbon 2025, um dos maiores eventos de desenvolvimento de videojogos da Europa.
A conferência decorre a 6 e 7 de novembro, no hotel Myriad by SANA, em Lisboa, e contará com mais de 50 oradores de estúdios internacionais como a Riot Games, Ubisoft, Warhorse Studios, 11 bit studios, Sony Interactive Entertainment e 22cans.
Durante a sua palestra, intitulada Behind the Sound of Clair Obscur: Expedition 33, Raphaël Joffres vai explorar o processo criativo e técnico por trás do design de som do aguardado RPG francês. A sessão vai mergulhar na produção de áudio em Unreal Engine 5, mostrando como o som e a música ajudam a definir a atmosfera e o impacto emocional de um jogo.
Antes de integrar a Sandfall Interactive, Joffres trabalhou na Ubisoft Montpellier, contribuindo para títulos como Ghost Recon: Wildlands, The Crew 2 e Beyond Good & Evil 2. Também participou na música de Prince of Persia: The Lost Crown, e fundou o estúdio Fractal Edge Music, dedicado a composição e design sonoro.
O DevGAMM regressa a Portugal pelo terceiro ano consecutivo, com um formato expandido que começa na Madeira (3 e 4 de novembro) com o Madeira Games Summit, dedicado a executivos e produtores de topo, e culmina em Lisboa com palestras, workshops e o DevGAMM Awards, que este ano conta com 135 mil dólares em prémios.
Entre os destaques confirmados estão Peter Molyneux (Fable, Populous), Gabriela Siemienkowicz (The Alters), Petr Pekař (Kingdom Come: Deliverance II), e Abby LeMaster (Riot Games), entre muitos outros.
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
0 Comentários
Efetua login para comentar