Rota: Kurofune, o jogo de Game Boy que presta homenagem à chegada dos portugueses ao Japão
- por Jorge Loureiro
- 21 de junho, 2024
- 0

Os portugueses foram os primeiros europeus a chegar ao Japão. Os dados históricos apontam apontam 1543 como o ano de chegada, embora não haja certezas de quais foram efectivamente os primeiros portugueses a colocar o pé na terra do sol nascente.
Rota: Kurofune presta homenagem a esse acontecimento. É um jogo para Game Boy e Windows desenvolvido por estudantes do primeiro ano do curso de Videojogos da Universidade Lusófona.
A inspiração para o jogo foram os Biombos Namban atribuídos a Kano Naizen. Os biombos retratam a chegada dos portugueses ao Japão, podendo-se observar um navio negro a chegar a um porto japonês (acredita-se que possa ser Nagasaki, via Baroqueart).
É possível jogar Rota: Kurofune gratuitamente através do Itch.io. É uma amostra interessante do talento que existe nas universidades portuguesas e do potencial que existe na indústria de videojogos portuguesa.
O jogo conta com sequências de jogabilidade variada. Numa primeira instância tens que combater contra piratas que invadem o barco. A seguir, controlas directamente o barco e precisas de movimentá-lo para cima e para baixo para escapar a gigantes rochedos no meio do mar. Tem também vários diálogos e sequências que retratam as negociações e comércio dos portugueses no Japão.
O protagonista do jogo chama-se Vasco (possivelmente um tributo ao descobridor Vasco da Gama).
Tags:
Jorge Loureiro
O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.
Outros artigos
Cronos: The New Dawn recebe novos 35 minutos de gameplay brutal
- 30 de julho, 2025
Lego Game Boy chega em outubro com cartuchos de Mario e Zelda
- 24 de julho, 2025
0 Comentários
Efetua login para comentar