A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Router ZTE MF920U review

Router
© Geekinout

Com a massificação da Internet, do trabalho à distância e dos nómadas digitais, hoje em dia não faltam profissões em que é possível trabalhar a partir de qualquer lado desde que haja uma ligação decente à rede. No meu caso, isso não podia ser mais verdade. Posso escrever notícias e outro tipos de conteúdo, editar imagens e gravar vídeos com um portátil e smartphone. Só preciso mesmo de uma ligação com velocidade suficiente para não interferir com o meu habitual ritmo de trabalho.

Neste preciso momento, escrevo não desde a cidade onde habitualmente resido, Braga, mas de São Teotónio, uma pequena vila situada na Costa Vicentina, perto da Zambujeira do Mar. Vim de férias, mas quando és o dono de um website sobre videojogos e és o único membro da equipa, ficar várias semanas sem publicar nada não é uma boa opção. A solução? Continuar a trabalhar, com pausas para ir para a praia recarregar baterias.

Trouxe tudo o que precisava e, como já sabia que aqui o sinal de Internet nem sempre é o melhor, adquiri o router mobile ZTE MF920U da NOS. Este é o mesmo router comercializado por outras provedoras de Internet em Portugal, nomeadamente a MEO. O aparelho custou-me 49,99 euros no site da NOS e vem com um cartão SIM com 10 dias de tráfego ilimitado. Aqui estão todos os conteúdos da embalagem:

  • Router Mobile ZTE MF920U

  • Cabo USB-A para Micro-USB

  • Adaptador de corrente USB-A

  • Manual de instruções

  • Cartão SIM

A grande vantagem desde router é que tem pequenas dimensões (tem quase metade do tamanho do meu Pixel 8 Pro), cabendo facilmente num bolso. É também extremamente leve e por isso fácil de levar para qualquer lado.

A configuração do router ZTE MF920U é fácil?

Sim, é simples. A única coisa que precisas de fazer é recarregar a bateria e inserir o cartão SIM na devida ranhura do router. Carregas no botão de ligar e passados uns segundos o router está pronto. Procuras o sinal WiFi com o equipamento que estás a usar, seja um computador ou smartphone, introduzes a password (está indicada na parte inferior do router) e está feito. Também é possível alterar mais definições, incluindo o nome do router e password introduzindo o seguinte endereço no browser: http://192.168.1.1

Quanto dura a bateria do ZTE MF920U?

A bateria é satisfatória para as pequenas dimensões do aparelho. Dura entre 7 a 8 horas, o que é suficiente para um horário de trabalho normal. Com o cabo USB-A incluído, podes facilmente ligar o router à tomada, powerbank ou computador portátil para recarregar a bateria se precisares de usar durante mais tempo. Aqui o único ponto negativo é que a ligação micro-USB está ultrapassada. Todos os equipamentos recentes já usam USB-C, o que te vai obrigar a andar com um cabo extra.

Quantos dispositivos podem estar ligados em simultâneo?

O router ZTE MF920U pode ter até 32 dispositivos ligados em simultâneo. Mas tendo em conta que a velocidade de ligação é fraca, bem como a constância da própria ligação, não consigo imaginar um cenário em que ter 32 dispositivos ligados resultasse numa boa experiência.

A velocidade de ligação é rápida?

Não. A promessa das especificações é que o ZTE MF920U é capaz de 4G com velocidades até 150Mb/s. Isto está longe da verdade na minha experiência. Na habituação onde estou e onde contava poder trabalhar tranquilamente, a velocidade chega a ser inferior a 1Mb/s, o que significa ficar à espera para abrir simples páginas de Internet. Cá fora a velocidade é um pouco superior, podendo chegar a 2 ou 3 Mb/s, mas longe de ser o ideal.

No mesmo local, e usando a mesma rede (NOS), a velocidade do meu Pixel 8 Pro é superior, chegando aos 6 Mb/s, o que me levou a perguntar por que razão adquiri este router quando claramente era preferível usar o smartphone para partilhar o sinal. Ainda assim, resolvi dar o benefício da dúvida e testar noutro local com melhor sinal.

Hoje vim para o centro da vila. Estou a escrever desde o Intermarché onde a rede LTE 5G do meu Pixel 8 Pro chegou aos 40Mb/s no teste de velocidade. O router mobile ZTE MF920U é 4G, mas a diferença de velocidade não pode ser assim tão grande, certo? ERRADO.

Acabo de fazer um teste de velocidade em que o router chegou aos 5Mb/s. É mais do que na habituação e suficiente para que usar a Internet não seja uma experiência agonizante de espera, mas ainda assim uma desilusão. Outro problema é a inconstância da velocidade. Quando cheguei, há cerca de 2 horas, fiz logo um teste de velocidade e não ultrapassou os 3Mb/s.

Experimentei visitar as definições do router e escolher frequências diferentes dentro do espectro 4G para ver se havia diferença. Não houve. Consultei também o manual das instruções para ver se havia algo a fazer quando a velocidade estava lenta. Não são dadas indicações. Obviamente experimentei reiniciar o aparelho. Não houve melhorias. Tentei remover e voltar a introduzir o SIM. Os resultados da velocidade não apresentam melhorias.

O nome diz tudo. Estes são jogos, filmes ou produtos maus, que deves evitar. Não são compras seguras e têm mais de negativo do que positivo. O risco é teu.

Veredicto

Apesar do ZTE MF920U ter aspectos apelativos, como a simplicidade da configuração e dimensões que tornam a portabilidade fácil, não consigo recomendá-lo para ninguém, mesmo que não sejas um utilizador intensivo de Internet. Comprei o dispositivo de propósito para trabalhar durante as férias e ter uma ligação à Internet minimamente decente; não entregou aquilo que procurava. Preferia ter gasto os 49,99 euros para adicionar tráfego ao meu tarifário de telemóvel e provavelmente ainda poupava dinheiro. O mais estranho deste equipamento é que em locais em que o sinal é 4G, o seu desempenho e velocidade de ligação são substancialmente inferiores ao smartphone. É por isso um equipamento com utilidade nula. Se procuras um router mobile, a minha recomendação é que procures outro equipamento.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.