A tua plataforma para te manteres a par do que se passa no mundo do gaming, mas não só. Não percas as nossas notícias, reviews, artigos de opinião, e também dicas de fitness para te manteres forte e saudável. Vive melhor, joga melhor.

Contactos

Rumor: Consola portátil da Xbox foi cancelada. Eis o porquê.

Consola portatil Xbox
Crédito da imagem: Xbox / ROG

A tão falada consola portátil dedicada da Xbox (não confundir com a ROG Xbox Ally) poderá ter sido cancelada antes mesmo de sair da fase inicial de desenvolvimento. A consola em questão iria a acompanhar o lançamento da consola Xbox da próxima geração, que chegará algures em 2027.

Segundo o reputado leaker KeplerL2, o projeto acabou por ser travado devido a uma exigência da fabricante de chips: um mínimo de 10 milhões de unidades produzidas.

De acordo com as informações partilhadas no NeoGAF, a AMD queria que a Microsoft garantisse esse volume de produção para viabilizar um System-on-a-Chip (SoC) exclusivo para a consola. No entanto, esse número seria quase impossível de atingir, tendo em conta as vendas atuais de dispositivos semelhantes.

Para comparação, o Steam Deck, da Valve, ronda os cinco milhões de unidades vendidas, enquanto o ASUS ROG Ally e o Lenovo Legion Go situam-se entre um e dois milhões cada. Perante estes dados, a Microsoft terá considerado o risco demasiado elevado e optou por cancelar o projeto antes que chegasse a uma fase avançada de produção.

O projeto estava numa fase inicial

KeplerL2 refere ainda que o desenvolvimento estava “bastante no início”, o que significa que a consola não chegou a ter um protótipo.

Nos últimos dias, os rumores de que a Microsoft estaria a abandonar o mercado das consolas – preferindo focar-se em serviços como o Game Pass e lançar os seus jogos como multiplataforma – voltaram a ganhar força. Porém, a Microsoft já veio negar os rumores, garantindo que continua a investir em novos dispositivos e consolas de próxima geração.

Portanto, o cancelamento desta portátil, ainda que decepcionante para alguns s fãs, não significa necessariamente o fim da Xbox como uma marca de consolas.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.