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Live-service da Remedy falha e obriga estúdio a rever lucros em baixa

FBC Firebreak vendas
Crédito da imagem: Remedy Entertainment

Para surpresa de ninguém, FBC: Firebreak — o jogo como serviço da Remedy Entertainment, ambientado no universo de Control — não correspondeu às expectativas do estúdio finlandês, que já avisou os investidores o seu lucro operativo para este ano vai ser revisto em baixa.

O jogo, lançado a 17 de junho de 2025, teve um arranque modesto e, segundo a Remedy, não conseguiu atingir as metas internas mesmo depois da atualização “Breakpoint” lançada em setembro, que trouxe melhorias significativas à jogabilidade.

Como resultado, a companhia vai reconhecer uma impairment de 14,9 milhões de euros, representando a maior parte dos custos de desenvolvimento e direitos de publicação de Firebreak. Trata-se de um ajuste contabilístico sem impacto direto no caixa, mas suficiente para transformar o balanço anual.

“Continuamos a desenvolver e melhorar o jogo em linha com a nossa nova previsão de longo prazo”, afirmou o CEO Tero Virtala, sublinhando que a Remedy pretende equilibrar futuros investimentos no título.

Resultados preliminares (Q3 2025)

  • Receita: 12,2 milhões de euros (vs. 17,9 milhões em 2024)

  • EBIT: -16,4 milhões de euros (vs. +2,4 milhões em 2024)

  • EBITDA: 0,7 milhões de euros (vs. 6,6 milhões em 2024)

O relatório trimestral completo será divulgado a 29 de outubro de 2025.

Afinal, o que aconteceu?

FBC: Firebreak foi lançado a €39,99, embora tenha estado disponível sem custos adicionais para os subscritores do PS Plus. Apesar do entusiasmo inicial dos fãs da Remedy e do universo de Control, a verdade é que lançar um jogo como serviço continua a ser um investimento de alto risco.

As produtoras são aliciadas pela promessa de lucros elevados, mas os casos de sucesso são cada vez mais raros num mercado saturado e dominado por gigantes estabelecidos. Para piorar, captar a atenção do público nunca foi tão difícil: os videojogos já não competem apenas entre si, mas também com o TikTok, o YouTube e as plataformas de streaming como Netflix, Disney Plus, HBO Max, etc.

O facto do jogo não ser gratuito também pode ter prejudicado a adesão. Habitualmente, os jogos como serviço de maior sucesso são grátis: Fortnite, Marvel Rivals, League of Legends, Overwatch 2, Valorant, Genshin Impact, Apex Legends e por aí fora. Apenas casos raros como Diablo IV, World of Warcraft e Final Fantasy XIV conseguem manter a popularidade com um custo inicial.

Apesar da Remedy não ter anunciado intenções de desligar os servidores, FBC: Firebreak junta-se a outros jogos (Concord, Redfall, Anthem, Rainbow Six Extraction, The Day Before, Lawbreakers) que falharam em atingir o sonho de consolidarem-se como um jogos como serviço de sucesso.

Autor

Jorge Loureiro
Fundador da GeekinOut

O Jorge acompanha ferverosamente a indústria dos videojogos há mais de 14 anos. Odeia que lhe perguntem qual é o seu jogo favorito, porque tem vários e não consegue escolher. Quando não está a jogar ou a escrever sobre videojogos, está provavelmente no ginásio a treinar o seu corpo para ficar mais forte do que o Son Goku.